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Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolas

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Realizámos estudo de metodologia quantitativa, exploratório, descritivo, transversal, analítico e explicativo, num Agrupamento de Escolas, sobre comportamentos indisciplinares dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, considerando as representações dos professores e dos pais/encarregados de educação dos alunos. Aplicámos um inquérito por questionário (respostas tipo Likert) a N = 8 professores e N = 30 pais/encarregados de educação, com observação documental (Projeto Educativo, dossiê de turmas do 5º e 6º ano de escolaridade) e notas de registo, durante março/maio de 2023. Os resultados confirmam existência de indisciplina na escola, sendo que raramente os professores realizam participações e processos disciplinares, enquanto a maioria dos pais (estilo parental autoritário), com educandos de problemas comportamentais indisciplinados, aplica castigos, zanga-se (ou ralha) ou proíbe os seus telemóveis, quando da prática de atos de indisciplina. Há uma tentativa de os professores utilizarem estratégias diversas para colmatar as situações de indisciplina, logo no início do ano.
Abstract: We conducted a quantitative, exploratory, descriptive, cross-sectional, analytical, and explanatory study in a School Grouping on undisciplined behaviors of 2nd Cycle Basic Education students, considering the representations of teachers and parents/guardians of the students. A questionnaire survey (Likert scale responses) was applied to N = 8 teachers and N = 30 parents/guardians, along with documentary observation (Educational Project, class files for 5th and 6th-grade students) and record notes, during March/May 2023. The results confirm the existence of indiscipline in the school, with teachers rarely reporting disciplinary incidents or initiating disciplinary processes, while most parents (authoritarian parenting style) with children displaying undisciplined behavior impose punishments, get angry (or scold), or prohibit the use of their mobile phones when indiscipline occurs. Teachers attempt to use various strategies to address disciplinary situations right from the beginning of the school year.

Description

Keywords

comportamentos indisciplinares indisciplina escolar estratégias pedagógicas Estatuto Disciplinar Aluno. undisciplined behaviors school indiscipline pedagogical strategies Student Disciplinary Statute.

Citation

Martins, Ernesto Candeias (2024)-Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolas. Revista Alpha, v. 25, n. 1. ISSN 2448-1548. pp. 24-38.

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