Repository logo
 
Publication

Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.editorRevista Alpha - Br.
dc.date.accessioned2025-07-28T11:41:27Z
dc.date.available2025-07-28T11:41:27Z
dc.date.issued2024-12-18
dc.description.abstractRealizámos estudo de metodologia quantitativa, exploratório, descritivo, transversal, analítico e explicativo, num Agrupamento de Escolas, sobre comportamentos indisciplinares dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, considerando as representações dos professores e dos pais/encarregados de educação dos alunos. Aplicámos um inquérito por questionário (respostas tipo Likert) a N = 8 professores e N = 30 pais/encarregados de educação, com observação documental (Projeto Educativo, dossiê de turmas do 5º e 6º ano de escolaridade) e notas de registo, durante março/maio de 2023. Os resultados confirmam existência de indisciplina na escola, sendo que raramente os professores realizam participações e processos disciplinares, enquanto a maioria dos pais (estilo parental autoritário), com educandos de problemas comportamentais indisciplinados, aplica castigos, zanga-se (ou ralha) ou proíbe os seus telemóveis, quando da prática de atos de indisciplina. Há uma tentativa de os professores utilizarem estratégias diversas para colmatar as situações de indisciplina, logo no início do ano.por
dc.description.abstractAbstract: We conducted a quantitative, exploratory, descriptive, cross-sectional, analytical, and explanatory study in a School Grouping on undisciplined behaviors of 2nd Cycle Basic Education students, considering the representations of teachers and parents/guardians of the students. A questionnaire survey (Likert scale responses) was applied to N = 8 teachers and N = 30 parents/guardians, along with documentary observation (Educational Project, class files for 5th and 6th-grade students) and record notes, during March/May 2023. The results confirm the existence of indiscipline in the school, with teachers rarely reporting disciplinary incidents or initiating disciplinary processes, while most parents (authoritarian parenting style) with children displaying undisciplined behavior impose punishments, get angry (or scold), or prohibit the use of their mobile phones when indiscipline occurs. Teachers attempt to use various strategies to address disciplinary situations right from the beginning of the school year.eng
dc.description.sponsorshipCeiED e FCT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2024)-Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolas. Revista Alpha, v. 25, n. 1. ISSN 2448-1548. pp. 24-38.
dc.identifier.issn2448-1548
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10263
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherRevista Alpha
dc.relation.hasversionhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectcomportamentos indisciplinares
dc.subjectindisciplina escolar
dc.subjectestratégias pedagógicas
dc.subjectEstatuto Disciplinar Aluno.
dc.subjectundisciplined behaviors
dc.subjectschool indiscipline
dc.subjectpedagogical strategies
dc.subjectStudent Disciplinary Statute.
dc.titleComportamentos indisciplinares no 2º Ciclo do Ensino Básico português: representações de professores e pais num Agrupamento de Escolaspor
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage38
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage24
oaire.citation.titleRevista Alpha
oaire.citation.volume25
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024-ALPHA_v25-n2-p24-38_Comportamentos Indisciplinares2CEB-24 - Cópia.pdf
Size:
837.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: