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- Jovens em risco portugueses institucionalizados em lar de acolhimento: percurso formativo escolar e projeto de vida (Estudo de caso)Publication . Martins, Ernesto Candeias; Sorocaba - São Paulo - BrasilO estudo, inserido na metodologia qualitativa (estudo de caso – situacional e institucional), pretende compreender o percurso escolar e autonomia de N=11 jovens portugueses em risco institucionalizados numa instituição de acolhimento -ADME (Castelo Branco) (período de realização do estudo ano letivo: 2021-22). Estabelecemos os seguintes objetivos: analisar perceção dos jovens em risco quanto à sua institucionalização e autonomização; perceber a integração desses jovens em risco no contexto escolar (processo educativo); identificar as dificuldades de aprendizagem desses jovens na sua escolarização; caracterizar o percurso socioeducativo desses jovens relativo ao desempenho e ao rendimento escolar; Determinar a adaptação desses jovens em risco quanto às relações educativas com os seus pares; compreender o papel técnicos da instituição no processo formativo dos jovens; analisar colaboração entre ‘ADME-escolas’; conhecer a construção do projeto de vida desses jovens. Utilizámos as seguintes técnicas de recolha de dados na pesquisa: observação documental (instituição) e participante; entrevistas semiestruturadas aos professores e técnicos da instituição de acolhimento; notas de campo; realização de ‘Focus Group’. Efetuamos uma análise de conteúdo às informações obtidas da observação (notas de campo) e das entrevistas e, posteriormente submetemos ao processo de triangulação tendo os resultados confirmado importância técnicos da instituição no percurso escolar, desenvolvimento das competências de autonomia e projetos de vida dos jovens, para além da boa inter-relação entre ‘ADME-escolas’. Há uma sintonia e colaboração adequada dos técnicos da instituição com a escola/professores ao longo do processo formativo desses jovens em risco e, ainda na construção do projeto de vida e inserção na sociedade.