ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 441
Results Per Page
Sort Options
- A filosofia da educação na actualidadePublication . Martins, Ernesto CandeiasPensamos ser de algum interesse actual para os que nos dedicamos no ensino da Filosofia da Educação, formular algumas questões prévias, as quais pretendemos reflectir ao longo do texto, para entender o próprio conceito e o seu enquadramento nas Ciências do saber e principalmente das Ciências da Educação. Por exemplo, referimo-nos aos objectivos do nosso estudo: O que é a Filosofia da Educação? Quais as características que a distinguem de outros tipos de filosofias (p. ex., a Filosofia do Direito, Filosofia das Artes, Filosofia da História, Filosofia das Ciências, etc.)? Necessita a educação de uma reflexão filosófica? Será aberrante recorrer a conceitos mais ou menos abstractos da filosofia para tratar os problemas modernos da prática educativa? O que é que fornece a Filosofia, em especial a Filosofia da Educação, à prática educativa? Que limites existem, se os há, entre a Filosofia da Educação e a Teoria da Educação? Que função compete à Filosofia da Educação no contexto das Ciências da Educação? Que âmbitos educativos (formação dos professores) são prioritários dentro da actividade da Filosofia da Educação? Evidentemente estas questões apresentam-se como os objectivos desta reflexão, coincidindo tantas vezes nas próprias interrogações que fazemos no desejo de indagar e de afrontar a realidade educativa. Contudo esta abordagem, por razões compreensivas de complexidade e tempo será feita superficialmente. Aceitamos a Filosofia da Educação como racionalidade prática, considerando-a como uma estratégia racional que guia as nossas acções/processos educativos.
- O conceito de emancipação como uma nova meta educativa na formação humanaPublication . Martins, Ernesto CandeiasEntre as questões teológicas e antro-pológicas de âmbito educativo, que nesta época marcam clara e sistematicamente todas as dimensões do “actuar/ser humano”, destacamos especialmente o conceito de “emancipação”. Este termo pedagógico influente na acção educativa, tende a libertar a criança/jovem das coerções, disciplina/autoridade exteriores, sendo visto pelos pedagogos como uma nova meta ou fim educativo (normatividade categórica do homem). Ele constitui a “chave” do entendimento humano e do mundo posmoderno cheio de movimentos emancipadores e autónomos. A sua importância no processo formativo é o conceber a “educação” ou “formação” como uma acção dinâmica processual nos “meios” e nas “situações/ambientes” do educar integralmente o homem. “Emancipação” (de e no homem) /”autonomia” e liberdade (de e no homem) são termos análogos e correntes nos meios educativos (emancipação dos jovens/gerações, da mulher, movimentos sócio-culturais, económicos e políticos, emancipação das étnias e povos nacionalistas…) apresentando-se às vezes com significados contraditórios na área das Ciências Sociais e Humanas. A conotação comparativa que vulgarmente utilizamos entre “emancipação”, “autonomia” e “liberdade”, os valores/interesses/necessidades, as atitudes e comportamentos, são normatividade que partem das reinvindicações dos grupos sociais, das novas gerações/valores e dos avanços científico-tecnológicos, que modificam as normas educativas (pré)estabelecidas. O seu uso, às vezes vulgarmente mal utilizado nas situações/contextos/ambientes, levou a uma desconfiança da verdadeira meta educativa da “emancipação”. Em qualquer campo do saber humano falamos com obsessão da necessidade de “autonomia”/”independência” ou “emancipação” livre de educar a criança/jovem, convertendo-se num “talismã” do processo formativo superador dos obstáculos que podem satisfazer os objectivos e metas educativas do homem a emancipar. Os conceitos pedagógicos (em geral antinómias) mencionados actuam inter/intra-individualmente de modo progressivo na formação da personalidade, na liberdade real (razão crítica, cultura, espírito…) nos valores/interesses/necessidades/motivações/ de formação de “ser pessoa”, nas pré-disposições das atitudes e dos comportamentos do indivíduo na sua conquista de “autorealização”.
- Instruments de politique régionale pour la promotion de l’innovation technologique : le cas portugaisPublication . Santos, DomingosComo instrumento fundamental do desenvolvimento regional, no quadro sócio-económico em vigor, as actividades de I &D e a imediata ligação às necessidades do tecido das empresas não podem ser menosprezadas num país onde as assimetrias regionais de desenvolvimento são evidentes. Contrariamente ao que se passa noutros países da União Europeia , onde as estratégias de desenvolvimento regional fazem apelo sistemático à inovação tecnologica, através do aumento dos recursos de I&D e da fertilização cruzada inter-institucional, tendo em vista a modernização e diversificação do tecido produtivo, em Portugal a situação é oposta; estes instrumentos poderão gerar crescentes desequilíbrios, em vez de os corrigir.
- Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiaisPublication . Mesquita, Helena; Rodrigues, DavidO presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.
- La escuela cultural. El papel del territórioPublication . Martins, Ernesto CandeiasEn 1988 la comisión de reforma del sistema educativo de Portugal lanzó un nuevo modelo de escuela superadora de la que podríamos denominar” escuela curricular”. Se trataba de la escuela cultural o nuevo proyecto escolar en el campo de la organización, de los espacios, de la disciplina, de los tiempos, de las actividades, de los recursos educativos y de las competencias, en donde el contexto “territorio” era envolvente y participativo. El autor aborda en esta ocasión la relación de estas escuela con la cultura y la sociedad a través de un paradigma de escuela pluridimensional en donde explica la gestión escolar, las actividades y los recursos educativos (la escuela como “club escolar”) terminando por analizar el perfil del profesor cultural. La escuela cultural es una escuela de pensamiento valorizada por la cultura, posibilitadora del cambio para una nueva vida escolar y potenciadora de los valores culturales, éticos y humanos
- Centro de acolhimento : intervenção para a afirmação do direito de cidadania da criança e da famíliaPublication . Vieira, Regina FerreiraApresenta-se a metodologia de intervenção promovida no Centro de Acolhimento Casa do lnfantado, enquanto resposta social dirigida a crianças vítimas de maus tratos, abandono e outras situações de risco e desproteção sócio-familiar. Enfatiza-se o estatuto da criança como sujeito de direitos e na qualidade de cidadã, e das responsabilidades parentais, no contexto da legislação internacional e nacional.
- La enseñanza de las ciencias y la formación de profesores de enseñanza primaria para la reforma curricular : de la teoría a la práticaPublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, AntónioThis papers presents a qualitative study aiming to investigate how new Portuguese curriculum proposals from primary school (the intentional curriculum) are translated in the teaching of science of four prospective teachers (the operational curriculum). The research adopted a case study methodology in order to describe main features of the pedagogical profile of classroom practices of those teachers. Three different profiles were identified. Some interpretative aspects are outlined and important implications for pre-service education are put forward.
- Qualidade em educação e avaliação da qualidade na escolaPublication . Pais, AntónioDesde sempre as questões da qualidade da qualidade e mais ainda da falta dela, a “não-qualidade” foram uma preocupação da humanidade. Contudo foi nos últimos anos que essa preocupação mais se acentuou tendo-se generalizado como fenómeno social e até cultural. Esta preocupação pela qualidade estendeu-se ao campo educativo por influência, sobretudo dos movimentos de gestão educativa com forte cariz empresarial e deve-se em grande parte aos problemas que a democratização do ensino e a massificação da escola trouxeram enquanto determinantes de novas realidades sociais e educativas. Na actualidade, na maior parte dos países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento a educação enquanto fenómeno social e institucional passa por momentos de profunda reflexão equacionando-se não só a questão da qualidade, como da sua demostração, consequência das pressões que socialmente se exercem sobre a escola.
- Mass conservation in chemical reactions : the development of an innovative teaching strategy based on the history and philosophy of sciencePublication . Paixão, Fátima; Cachapuz, AntónioA detailed analysis of recent Portuguese Curricular Reform materials (low secondary school, 13-15 years old students) shows that the topic of "mass conservation in chemical reactions" is a central one. However, the proposed teaching approach is a traditional one, emphasizing the learning of isolated concepts and science processes. New and different teaching approaches are necessary and these must consider the history and the philosophy of science, so that aspects related to the context of discovery are also considered. This is an important point in the light of new Science Education aims, which take into account the development of adequate images of science and scientific knowledge. The main aim of this study is to present and discuss a new teaching approach based on research carried out in the last four years. The main lines of the approach presented is epistemologically based on the New Philosophy of Science. It departs from the combustion reactions and their contemporary economical, environmental, social and political contexts (exploring STS perspectives in the teaching of science). Its exploration is centred upon the context of oxygen theory discovery and the main teaching aims are discussed. Strategies, activities and materials used are presented and their educational purposes are accounted for with reference to the theoretical framework developed. Internal evaluation based on feedback of the two teachers who developed the strategy and of the students involved converge towards the acknowledgment of the interest of the new proposal. [Chem. Educ. Res. Pract. Eur.: 2000, 1, 201-215].
- Uma visão sobre o ensino das ciências no pós-mudança conceptual: Contributos para a formação de professoresPublication . Cachapuz, António; Praia, João; Paixão, Fátima; Martins, IsabelO trabalho começa por reflectir criticamente sobre o movimento das concepções alternativas, bem como referir limitações dos modelos de mudança conceptual. Procuramos apresentar uma outra visão, porventura decorrente das críticas enunciadas, e desenvolver algumas ideias em torno de uma visão externalista de ciência, sugerindo uma perspectiva de ensino aqui designada por trabalho científico. A unidade investigação-inovação-formação será a ponte e fará a articulação com o desenvolvimento de três projectos de investigação levados a cabo, que sumariamente se descrevem. Deles, retirámos incidências e ensinamentos para a formação de professores, que se apresentam em suporte de novas orientações e também de sugestões para a referida formação.