ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica
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- À descoberta da matemática nos caminhos do linhoPublication . Martins, Helena; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Pais, António; Dionísio, SusanaDescreve-se e analisa-se a implementação e avaliação de um projeto desenvolvido no âmbito da Didática da Matemática e das Ciências Naturais envolvendo os futuros-educadores, educadoras de Infância habitualmente cooperantes na Prática de Ensino Supervisionada e as suas crianças de quatro e de cinco anos, e docentes de Didática. “O linho - da semente ao tecido” foi a temática escolhida; indo ao encontro do património local induziu uma abordagem integradora do contexto formal (Jardim-de-Infância) e não-formal (Horto de Amato Lusitano) em três momentos: Pré-visita; Vista e Pós-vista e atividades matemáticas articuladas. A avaliação pelos intervenientes foi muito positiva.
- Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em PortugalPublication . Mesquita, Helena; Quelhas, RosárioO Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?
- Academic performance evaluation depending of the oriented exercise volume and body coordination quocient on 1st cycle childrenPublication . Batista, Marco; Lercas, Afonso Jorge Vicente; Ferreira, Denise Alexandra Monteiro; Taborda, Bruno Gonçalo Fernandes; Faustino, AntónioEste estudo tem como objetivo analisar se o nível de coordenação motora tem efeitos positivos sobre o rendimento académico nas crianças, nomeadamente na disciplina de português e de matemática, bem como no rendimento académico. A amostra foi composta por 156 crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, dos quais 53.8% são do género masculino (n=84) e 46.2% do feminino (n=72). Todos os alunos envolvidos no estudo participam nas aulas de Educação Física, portanto têm pelo menos 60 minutos de prática semanal orientada, mas 15.4% praticam ainda mais uma modalidade na escola, mais concretamente Ballet e/ou Judo sendo o tempo de prática máximo na escola de 150±29.49 minutos semanais. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se a bateria de testes de Körperkoordination Test für Kinder (KTK) de Kiphard e Schilling (1974) e um questionário sociodemográfico. Os resultados evidenciam que quanto maior o tempo de exercício físico orientado, mais elevada é a Classificação de Coordenação Corporal KTK, que promove um aumento positivo na avaliação de Português e Matemática, assim como no rendimento académico.
- Ação de Mª Leonor Sampaio Botelho (1915-96) na defesa do serviço social português no período do Estado Novo até 1974Publication . Martins, Ernesto CandeiasAbordamos a figura da assistente social portuguesa Mª Leonor Botelho Sampaio (1915-96), a partir do seu percurso de formação/docência, na área do serviço social (Instituto Serviço Social Lisboa), como parlamentária, ações em organismos corporativistas estatais e religiosos e outras atividades sociais. Trata-se de um estudo histórico-descritivo e hermenêutico norteado pelos seguintes objetivos: compreender a institucionalização do serviço social até 1974; analisar as intervenções parlamentárias de Mª Leonor; conhecer o seu desempenho social nas várias instituições inseridas na resposta corporativista (índole estatista, católico, conservador) do Estado com feição caritativa cristã, assistencial e de previdência social. Estruturamos em 2 pontos a nossa análise: surgimento e institucionalização do serviço social (criação de escolas e significado da profissão) no regime salazarista e marcelista; ação parlamentária de Mª Leonor relativo à política social, proteção menores, medidas de assistência social às famílias trabalhadoras e vulneráveis, papel da mulher trabalhadora, etc. Na reconstrução do percurso de vida de Mª Leonor destacaremos os seus contributos em prol da profissão serviço social, como trabalho social, embora na época dependesse do doutrinamento do regime. O serviço social realizou-se nos meandros do significado atribuído pelo salazarismo à profissão, no âmbito do catolicismo progressista, por vezes oposto, às recomendações e ações.
- A acção educativa do P.e Américo como educador de ruaPublication . Martins, Ernesto CandeiasO actuar do P.e Américo na ‘rua’ foi um exercício concreto, real e simples. Ele agia, intervinha e educava voluntariamente na rua e desde a rua, constituindo esta o ambiente que causava nos rapazes comportamentos anti-sociais e delitivos. Daí que criou nas Casas do Gaiato um ambiente natural, em família e em autogoverno, como catalisador para conseguir os fins da própria Obra da Rua: fazer de cada rapaz um homem. A sua intervenção é mais local, no sentido que as suas acções são concretas, quer em ambientes ou espaços sociais específicos, quer dirigida a sujeitos determinados (rapazes da rua), o que converte a sua pedagogia num sentido humanista, ambientalista, moralizadora e personalista. Todas as suas acções realizavam-se metodologicamente sobre o processo educativo dos rapazes através de um período de aproximação, de confiança, de consolidação utilizando o trabalho e, por último, o da personalização formação pessoal e social). Efectivamente o educador de rua intervém social e comunitariamente, de modo global, criando as condições necessárias para prevenir as inadaptações em coordenação com os recursos materiais e educativos que dispunha. As estratégias de acção (educativas, psicopedagógicas, terapêuticas, actividades ocupacionais e de tempo livre) que realiza são sobre o indivíduo e/ou o grupo e a família, na escola, a nível local (bairro) e no âmbito profissional (acompanhamento, aconselhamento). Trataremos nesta nossa abordagem do que entendemos por ’educador de rua’ ou de educador social e, especialmente a acção sócio-educativa do P.e Américo em prol da infância vadia, pobre e abandonada exercendo a sua intervenção em ‘meio aberto’ (a rua) das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa.
- Adaptation and validation of the portuguese version of the healthy life styles questionnairePublication . Batista, Marco; Jiménez Castuera, Ruth; Leyton, Marta; Lobato, Susana; Aspano, MariaThe aim of this study was the adaptation and validation of Healthy Lifestyle Questionnaire (EVS), of Jimenez Castuera (2004) adapted of Wold (1995), using an exploratory and confirmatory factor analysis of the measurement model, with a sample of sports veterans. In the exploratory and confirmatory factor analysis part 684 Portuguese veteran athletes of both genders, aged between 30 and 90 years (M=43.78 SD=8.61), of which 547 male subjects and 137 subjects were female, which are competitors of various sports. The main results showed that the psychometric qualities of both the exploratory factor analysis, and confirmatory factor analysis, proved the adequacy of adaptation performed, demonstrating that the factor structure (Adaptation to Sports Questionnaire EVS: 3 factors/20 items) It has quite acceptable levels of validity (?2 = 172.117, df=41, p = .000, ?2/g.l. = 4.190, CFI = .966, IFI = .966, MFI = .909, GFI = .955, AGFI = .927, RMR = .049, SRMR = .043, RMSEA = .068), with reasonable levels of internal consistency of the three primary factors (eating habits =.80; tobacco consumption =.91; resting habits =.84). This led us to conclude that the adaptation to the Sports of the Portuguese version of the EVS can be used with high confidence in the assessment of healthy lifestyles in the sports context.
- Adapted sports: an experience for initial skills development of sport professionalsPublication . Pires, Pedro Rui Inês; Mesquita, Helena; Batista, Marco; Honório, Samuel; Serrano, João; Machado, Tiago; Ibáñez, Sergio J.The lack of specific training in Adapted Sports in Portugal is an obvious reality and according to this context, the Polytechnic of Castelo Branco, through their School of Education presents in the study plan of the bachelor’s degree of Sports and Physical Activity, the specialization of Sport for People with Disabilities. One of the Curricular Units (CU) included in the study plan is Adapted Sports, where several practical and collaborative methodologies are used. A questionnaire was address to 30 students with the purpose of evaluating the teacher’s performance and the importance of functional and practical dynamism of this Curricular Unit. The teaching methodologies used are highly appreciated by the students, as confirmed by the results of the curricular unit evaluation (mean 5.62) as well as the teacher’s performance (mean 5.66), for a maximal evaluation of 6. This CU also aims to sensitize the entire academic community to Adapted Sports, in order to develop workshops and continuous training in this field.
- Age Unplugged: A Brief Narrative Review on the Intersection of Digital Tools, Sedentary and Physical Activity Behaviors in Community-Dwelling Older AdultsPublication . Ramalho, André; Paulo, Rui; Duarte-Mendes, Pedro; Serrano, João; Petrica, JoãoThis brief narrative review assesses how digital technologies—such as wearables, mobile health apps, and various digital tools such as computers, game consoles, tablets, smartphones, and extended reality systems—can influence sedentary and physical activity behaviors among community-dwelling older adults. Each section highlights the central role of these technologies in promoting active aging through increased motivation, engagement and customized experiences. It underlines the critical importance of functionality, usability and adaptability of devices and confirms the effectiveness of digital interventions in increasing physical activity and reducing sedentary behavior. The sustainable impact of these technologies needs to be further investigated, with a focus on adapting digital health strategies to the specific needs of older people. The research advocates an interdisciplinary approach and points out that such collaborations are essential for the development of accessible, effective and ethical solutions. This perspective emphasizes the potential of digital tools to improve the health and well-being of the aging population and recommends their strategic integration into health promotion and policy making.
- Agreement between dual x-ray absorptiometers using pencil beam and fan beam: indicators of bone health and whole-body plus appendicular tissue composition in adult athletesPublication . Tavares, Óscar; Duarte, João; Costa, Daniela C.; Silva, P. Sousa e; Martinho, Diogo V.; Lus, Leonardo; Duarte-Mendes, Pedro; Santos, João Valente dos; Conde, Jorge; Casanova, José; Cyrino, Edilson S.; Silva, Manuel Coelho eOBJECTIVE: The current study was aimed to examine intra-individual variation on indicators of bone health in addition to whole-body plus appendicular tissue measurements using two concurrent assessments based on pencil beam and fan beam dual energy X-ray absorptiometry (DXA) systems in adult athletes from several sports. METHOD: Thirty-two male participants (27.6±10.1 years) were measured on anthropometry including multifrequency bioelectric impedance and air-displacement plethysmography. Bone mineral content (BMC), bone area, fat and lean soft tissue were derived using pencil beam (Lunar DPX-MD+) and fan beam (Lunar iDXA) absorptiometry. Bone mineral density (BMD) was obtained for the femoral neck, trochanter and triangle of ward. Finally, the right thigh was defined as a region of interest (ROI). Analyses comprised intra-class correlation (ICC), Effect size (d) from mean differences of repeated measurements, coefficient of variation (CV) RESULTS: ICC were >0.900 for all measurements. Intra-individual differences were large for BMC (d=1,312; CV=2,7%), bone area (d=1,761; CV=2,7%), fat tissue (d=1,612; CV=11%) and all indicators of appendicular lean soft tissue (d=1,237-1687; CV=2,0-4,1%). A very large difference (d=4,014; CV=8.4%) was diagnosed for lean soft tissue of the ROI. CONCLUSION: Although differences among concurrent instruments for BMC and bone area, the effect size of mean differences was negligible for BMD. Fat and lean soft tissue derived from DXA should be interpreted as reference values (not criterion) due to equipment-related variation, more apparently in the ROI values.
- Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolarPublication . Martins, Ernesto Candeias; Martins, Susana Isabel BártoloAbordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.