Repository logo
 
Publication

A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2023-02-02T11:41:46Z
dc.date.available2023-02-02T11:41:46Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractPretendemos abordar pedagogo português Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto da Escola Nova, norteando-nos por uma pesquisa de metodologia hermenêutica na análise aos seus pressupostos pedagógicos sobre os problemas escolares e, principalmente a sua preocupação pela adolescência e jovens delinquentes, infratores e/ou indisciplinados. Recorremos conceptualmente aos seus textos (fontes primárias) e à sua obra compilada por Ferreira Marques, a fontes secundárias sobre Escola Nova e História da Educação em Portugal da época. O método hermenêutico permitiu-nos compreender os escritos daquele pedagogista, na frágua da temática, quer pelo questionamento, quer pelo alicerçar dessa compreensão sobre (análise) o conteúdo a interpretar. Ou seja, a hermenêutica sendo a palavra, em que a correspondente interpretação vem sempre do texto, converteu-se em mediadora desse processo interpretativo. Os objetivos foram os seguintes: analisar os contributos de Vasconcelos ao estudo científico da criança/infância, em especial no seu desenvolvimento físico e mental, sob a influência da Escola Nova; compreender a sua análise à adolescência e delinquência juvenil, na relação que estabeleceu entre a inteligência (percentagens de deficiências mentais) e tipos de delitos/crimes cometidos. Pretendemos resgatar este pedagogo para a História da Educação em Portugal, divulgando os seus contributos em prole do estudo da criança, da adolescência e jovem delinquente.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Intending to approach pedagogue Portuguese Farai de Vasconcelos (1880-1939) in the context of the New School, we were based on our research for a hermeneutic methodology in the analysis of its pedagogical assumptions, especially about school problems and, especially, its concern for adolescence and young offenders or undisciplined. We use conceptually his texts (primary sources) and his work compiled by Ferreira Marques, to second sources on New School and History of Education in Portugal at the time. The hermeneutic method allowed us to understand the writings about this pedagogist, in the depth of the theme, either by questioning or by the support of understanding about (analysis) the content to be interpreted. That is, hermeneutics being the word, in which the corresponding interpretation always comes from the text, has become a mediator of this interpretative process. The objectives were: to analyse Vasconcelos contributions to the scientific study of children/childhood, especially in physical and mental development, understand their analysis of adolescence and juvenile offenders, in the relationship he established between intelligence (percentages of mental disabilities) and types of crimes/crimes committed. We intend to rescue the thought and work of this pedagogue for the History of Education, disseminating his contributions in favour of the study of children, adolescents, and young offenders.pt_PT
dc.description.abstractResumen: Pretendemos acercarnos al pensamiento del pedagogo portugués Faria de Vasconcelos (1880-1939) en el contexto de la Escuela Nueva, guiándonos por una investigación de metodología hermenéutica en el análisis a sus supuestos pedagógicos, especialmente sobre los problemas escolares y, especialmente su abordaje a la adolescencia y jóvenes delincuentes y/o indisciplinados. Utilizamos conceptualmente sus textos (fuentes primarias) y el trabajo compilado por Ferreira Marques, además de fuentes secundarias sobre el periodo de la Escuela Nueva e Historia de la Educación en Portugal en la época. El método hermenéutico nos permitió comprender los escritos, en la profundidad del tema, ya sea cuestionando o por el apoyo a la comprensión sobre (análisis) el contenido a interpretar. Es decir, siendo la hermenéutica la palabra, en la que la interpretación correspondiente proviene del texto, se ha convertido en mediadora de este proceso interpretativo. Los objetivos fueron: analizar los aportes de Vasconcelos al estudio científico de los niños, especialmente en el desarrollo físico y mental, bajo la influencia de la Escuela Nueva; comprender su análisis a la adolescencia y los delincuentes juveniles, en la relación de la inteligencia (porcentajes de discapacidad mental) con los tipos de delitos/delitos cometidos. Pretendemos rescatar a este pedagogo para la Historia de la Educación en Portugal, difundiendo sus aportaciones a favor del estudio de los niños, adolescentes y jóvenes infractores.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da Universidade Lusófona de Educação; FCT-Fundação para a Ciência e tecnologia; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2022) - A análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitos. Educação e Filosofia Revista (Brasil). ISSN Eletrônico 1982-596X. Vol. 36, nº 78, set/dez, p. 1277-1314. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65959pt_PT
dc.identifier.issnEletrônico 1982-596X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8294
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPublicações da Universidade de Uberlândia - Brasilpt_PT
dc.relationFCT ao Centro de Investigação do CeiED -Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da ULHT de Lisboapt_PT
dc.relation.ispartofseriesNúmero especial de setembro/dezembro de 2022;
dc.relation.publisherversioneletrónicapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectJovem delinquentept_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectIdeais Escola Novapt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectYoung offenderpt_PT
dc.subjectIntelligencept_PT
dc.subjectNew School ideaspt_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectAdolescenciapt_PT
dc.subjectJoven delincuentept_PT
dc.subjectInteligenciapt_PT
dc.subjectIdeales de la Escuela Nuevapt_PT
dc.titleA análise à adolescência e jovens delinquentes pelo pedagogista português Faria de Vasconcelos : relação entre a inteligência e tipos de delitospt_PT
dc.title.alternativeThe analysis of adolescence and young offenders by the pedagogist Portuguese Faria de Vasconcelos : relationship between intelligence and types of offenderspt_PT
dc.title.alternativeEl análisis de la adolescencia y a los delincuentes juveniles por el pedagogo portugués Faria de Vasconcelos : relación entre la inteligencia y los tipos de delitospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUberlândia - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage1314pt_PT
oaire.citation.issue78pt_PT
oaire.citation.startPage1277pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Filosofia (Universidade de Uberlândia, Brasil)pt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rev Educação e Filosofia-36_n78-set Dez_ 2022.pdf
Size:
378.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: