Repository logo
 
Publication

Um espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básico

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2015-02-17T09:40:26Z
dc.date.available2015-02-17T09:40:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO Jardim de Paço Episcopal de Castelo Branco, ex-líbris da cidade, interliga espaços e objetos de grande dimensão estética. O traçado geométrico e a profusão de formas e elementos decorativos, aliados à vegetação e à estatuária em granito, conferem a este espaço um potencial de interdisciplinaridade passível de promover aprendizagens integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se, por isso, de um espaço de educação não formal cujo valor didático pretendemos evidenciar. No âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveram-se trabalhos de investigação centrados na questão do potencial educativo que assenta na inter-relação entre as aprendizagens realizadas no Jardim do Paço e as realizadas em sala de aula. Os estudos enquadraram-se na Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico e envolveram, de modo ativo e direto, uma turma de 24 alunos de 4º ano e a sua Professora Titular. Ainda que um dos trabalhos estivesse focado na aprendizagem das ciências e outro na aprendizagem da matemática, em ambos se fixaram como objetivos do estudo: (i) Construir e avaliar recursos didáticos para a aprendizagem não formal no Jardim do Paço que relevem as atividades de natureza prática como experiências de aprendizagem em Ciências e Matemática; (ii) Evidenciar o contributo das atividades realizadas para a aquisição de competências na área das Ciências e Matemática de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Decorrente da problemática e das questões de investigação, em termos metodológicos, optou-se por uma investigação qualitativa. Tratando-se de alunos que pretendem contribuir para o incremento do conhecimento e melhoria das práticas pedagógicas, adotou-se um design de investigação-ação. Nesse sentido, foi seguido um faseamento de planificação, ação, observação e reflexão sobre a ação, no sentido da melhoria de competências profissionais e contribuir para o incremento do conhecimento e melhoria das práticas pedagógicas, adotou-se um design de investigação-ação. Nesse sentido, foi seguido um faseamento de planificação, ação, observação e reflecção sobre a ação, no sentido da melhoria de competências profissionais e contribuindo para a compreensão da prática educativa.Tendo em conta a participação ativa dos alunos no decorrer das atividades realizadas no Jardim do Paço, os comentários e os registos escritos (textos e desenhos) efetuados no regresso à escola, entendemos que este espaço proporciona oportunidades únicas para realizar aprendizagens diferentes do habitual. A natureza das atividades propostas, elaboradas com base nos recursos do próprio Jardim, contribuiu para uma maior motivação da turma, relevando a dimensão afetiva da aprendizagem e permitindo melhorar a compreensão de conceitos.por
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2014) - Um espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básico. In PORTUGAL, Gabriela [et al.], org. - Formação inicial de professores e educadores : experiências em contexto português. Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. p. 371-380.por
dc.identifier.isbn978-972-789-428-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2713
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.publisherversionhttp://cidtff.web.ua.pt/pdf/ATAS_IIIENEB.pdfpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectEducação em ciências e matemáticapor
dc.subjectJardim do Paçopor
dc.titleUm espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básicopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropor
oaire.citation.endPage380por
oaire.citation.startPage371por
oaire.citation.titleFormação inicial de professores e educadores: experiências em contexto portuguêspor
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Um espaço da cidade.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: