Publication
Um espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básico
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
| dc.date.accessioned | 2015-02-17T09:40:26Z | |
| dc.date.available | 2015-02-17T09:40:26Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description.abstract | O Jardim de Paço Episcopal de Castelo Branco, ex-líbris da cidade, interliga espaços e objetos de grande dimensão estética. O traçado geométrico e a profusão de formas e elementos decorativos, aliados à vegetação e à estatuária em granito, conferem a este espaço um potencial de interdisciplinaridade passível de promover aprendizagens integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico. Trata-se, por isso, de um espaço de educação não formal cujo valor didático pretendemos evidenciar. No âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolveram-se trabalhos de investigação centrados na questão do potencial educativo que assenta na inter-relação entre as aprendizagens realizadas no Jardim do Paço e as realizadas em sala de aula. Os estudos enquadraram-se na Prática de Ensino Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico e envolveram, de modo ativo e direto, uma turma de 24 alunos de 4º ano e a sua Professora Titular. Ainda que um dos trabalhos estivesse focado na aprendizagem das ciências e outro na aprendizagem da matemática, em ambos se fixaram como objetivos do estudo: (i) Construir e avaliar recursos didáticos para a aprendizagem não formal no Jardim do Paço que relevem as atividades de natureza prática como experiências de aprendizagem em Ciências e Matemática; (ii) Evidenciar o contributo das atividades realizadas para a aquisição de competências na área das Ciências e Matemática de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Decorrente da problemática e das questões de investigação, em termos metodológicos, optou-se por uma investigação qualitativa. Tratando-se de alunos que pretendem contribuir para o incremento do conhecimento e melhoria das práticas pedagógicas, adotou-se um design de investigação-ação. Nesse sentido, foi seguido um faseamento de planificação, ação, observação e reflexão sobre a ação, no sentido da melhoria de competências profissionais e contribuir para o incremento do conhecimento e melhoria das práticas pedagógicas, adotou-se um design de investigação-ação. Nesse sentido, foi seguido um faseamento de planificação, ação, observação e reflecção sobre a ação, no sentido da melhoria de competências profissionais e contribuindo para a compreensão da prática educativa.Tendo em conta a participação ativa dos alunos no decorrer das atividades realizadas no Jardim do Paço, os comentários e os registos escritos (textos e desenhos) efetuados no regresso à escola, entendemos que este espaço proporciona oportunidades únicas para realizar aprendizagens diferentes do habitual. A natureza das atividades propostas, elaboradas com base nos recursos do próprio Jardim, contribuiu para uma maior motivação da turma, relevando a dimensão afetiva da aprendizagem e permitindo melhorar a compreensão de conceitos. | por |
| dc.identifier.citation | PAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2014) - Um espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básico. In PORTUGAL, Gabriela [et al.], org. - Formação inicial de professores e educadores : experiências em contexto português. Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. p. 371-380. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-972-789-428-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2713 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
| dc.relation.publisherversion | http://cidtff.web.ua.pt/pdf/ATAS_IIIENEB.pdf | por |
| dc.subject | Educação básica | por |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | por |
| dc.subject | Educação não formal | por |
| dc.subject | Educação em ciências e matemática | por |
| dc.subject | Jardim do Paço | por |
| dc.title | Um espaço da cidade para educação não formal em ciências e matemática no ensino básico | por |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
| oaire.citation.endPage | 380 | por |
| oaire.citation.startPage | 371 | por |
| oaire.citation.title | Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português | por |
| person.familyName | Paixão | |
| person.familyName | Jorge | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | bookPart | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |
