Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeira

dc.contributor.authorGonçalves, Teresa
dc.date.accessioned2012-07-20T09:58:47Z
dc.date.available2012-07-20T09:58:47Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractO presente trabalho, em termos genéricos, parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar um Erasmus Intensive Language Course (EILC ou CILE, Cursos Intensivos de Línguas Erasmus), para um público constituído por alunos do ensino superior – de várias nacionalidades, em mobilidade institucional e nacional ao abrigo do Programa Erasmus – e que necessita de aprender a comunicar na língua do país de acolhimento. Mais especificamente, este estudo parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar EILCs (ou CILESs) – promovidos e financiados pelas Agências Nacionais para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (em Portugal a AN PROALV) – para a aprendizagem da língua portuguesa, para alunos que pretendam frequentar um nível elementar/limiar, isto é, um EILC de nível II. Aceitamos e concordamos com uma organização modular tripartida destes cursos, que é a forma como todas as instituições de ensino superior que os ministram em Portugal os estruturam. A novidade que o nosso estudo apresenta é a proposta de que um dos módulos destes cursos seja um módulo misto de aprendizagem, de blended learning, distribuído através de uma plataforma de gestão da aprendizagem (Learning Management System – LMS). Assim, toda a nossa pesquisa tem como objectivos propor uma estrutura de EILC, fundamentar teoricamente a proposta de um módulo de blended learning nestes cursos, organizar e implementar esse módulo e avaliar junto de uma turma de alunos de um EILC (CILE), junto do monitor e junto da docente – os quais funcionarão como amostra – a pertinência e a utilidade deste módulo nos cursos referidos.por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte (2010) - Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de um Módulo Blended Learning num EILC, no Contexto do Português como Língua Estrangeira. Salamanca : Facultad de Educación. Departamento de Teoría e Historia de la Educación. 1095 f. Tese de Doutoramento.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1369
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectErasmus intensive language coursepor
dc.subjectMobilidade institucional e nacionalpor
dc.subjectMobilidade de estudantes europeus do ensino superiorpor
dc.subjectBlended-learningpor
dc.subjectPortuguês como língua estrangeirapor
dc.titleDesenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeirapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSalamancapor
oaire.citation.endPage1095por
oaire.citation.titleTese de Doutoramentopor
person.familyNameGonçalves
person.givenNameTeresa
person.identifier.orcid0000-0001-5545-0648
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication8b09e0a5-fc16-4585-9cfc-689d23d53c35
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b09e0a5-fc16-4585-9cfc-689d23d53c35

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
teresa gonçalves.pdf
Size:
37.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: