Publication
Desenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeira
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2012-07-20T09:58:47Z | |
dc.date.available | 2012-07-20T09:58:47Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho, em termos genéricos, parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar um Erasmus Intensive Language Course (EILC ou CILE, Cursos Intensivos de Línguas Erasmus), para um público constituído por alunos do ensino superior – de várias nacionalidades, em mobilidade institucional e nacional ao abrigo do Programa Erasmus – e que necessita de aprender a comunicar na língua do país de acolhimento. Mais especificamente, este estudo parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar EILCs (ou CILESs) – promovidos e financiados pelas Agências Nacionais para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (em Portugal a AN PROALV) – para a aprendizagem da língua portuguesa, para alunos que pretendam frequentar um nível elementar/limiar, isto é, um EILC de nível II. Aceitamos e concordamos com uma organização modular tripartida destes cursos, que é a forma como todas as instituições de ensino superior que os ministram em Portugal os estruturam. A novidade que o nosso estudo apresenta é a proposta de que um dos módulos destes cursos seja um módulo misto de aprendizagem, de blended learning, distribuído através de uma plataforma de gestão da aprendizagem (Learning Management System – LMS). Assim, toda a nossa pesquisa tem como objectivos propor uma estrutura de EILC, fundamentar teoricamente a proposta de um módulo de blended learning nestes cursos, organizar e implementar esse módulo e avaliar junto de uma turma de alunos de um EILC (CILE), junto do monitor e junto da docente – os quais funcionarão como amostra – a pertinência e a utilidade deste módulo nos cursos referidos. | por |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte (2010) - Desenvolvimento, Implementação e Avaliação de um Módulo Blended Learning num EILC, no Contexto do Português como Língua Estrangeira. Salamanca : Facultad de Educación. Departamento de Teoría e Historia de la Educación. 1095 f. Tese de Doutoramento. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1369 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Erasmus intensive language course | por |
dc.subject | Mobilidade institucional e nacional | por |
dc.subject | Mobilidade de estudantes europeus do ensino superior | por |
dc.subject | Blended-learning | por |
dc.subject | Português como língua estrangeira | por |
dc.title | Desenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeira | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Salamanca | por |
oaire.citation.endPage | 1095 | por |
oaire.citation.title | Tese de Doutoramento | por |
person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5545-0648 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 8b09e0a5-fc16-4585-9cfc-689d23d53c35 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8b09e0a5-fc16-4585-9cfc-689d23d53c35 |