Repository logo
 
Publication

As TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidade

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2014-05-16T10:51:46Z
dc.date.available2014-05-16T10:51:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractExiste um consenso generalizado para uma utilização sistemática e regular das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em contexto educativo. Apesar da existência de várias medidas, de investigações e de relatórios que apontam para a necessidade de uma utilização ‘rotineira’ das TIC, ainda não se pode afirmar que estas práticas já se encontram instituídas nas escolas portuguesas. Mais recentemente, tem-se assistido a uma proliferação de suportes digitais portáteis associados a cada vez mais espaços wireless que têm tornado as tecnologias digitais verdadeiramente ubíquas (ex: smartphones e tablets). Associado a este facto estamos na presença de cada vez um maior número de nativos digitais o que vem criar condições cada vez mais facilitadoras para a inclusão das TIC nas práticas educativas. Neste particular, no âmbito dos estágios profissionalizantes, veio criar-se uma ‘janela’ para que a formação inicial de professores, no âmbito da «Prática de Ensino Supervisionada», possa incluir projetos de intervenção através da utilização das TIC. Neste sentido, pretende-se com esta com este artigo realçar a oportunidade que neste momento é criada para que as TIC possam ganhar uma consistência e uma mais ampla utilização em contexto educativo ao estarem incluídas nos Relatórios de Estágio. Para o efeito, serão apresentados alguns exemplos práticos que podem comprovar o aparecimento de «um novo espaço» e de «uma nova oportunidade» para as TIC nas escolas portuguesas.por
dc.identifier.citationGIL, Henrique (2014) - As TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidade. In III Conferência Internacional – Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 09-10 de maio : atas. p. 89-95.por
dc.identifier.isbn978-989-97836-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2371
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectNativos digitaispor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleAs TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapor
oaire.citation.endPage95por
oaire.citation.startPage89por
oaire.citation.titleIII Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopor
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conferencia_Henrique_Gil.pdf
Size:
255.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: