Publication
As TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidade
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.date.accessioned | 2014-05-16T10:51:46Z | |
dc.date.available | 2014-05-16T10:51:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Existe um consenso generalizado para uma utilização sistemática e regular das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em contexto educativo. Apesar da existência de várias medidas, de investigações e de relatórios que apontam para a necessidade de uma utilização ‘rotineira’ das TIC, ainda não se pode afirmar que estas práticas já se encontram instituídas nas escolas portuguesas. Mais recentemente, tem-se assistido a uma proliferação de suportes digitais portáteis associados a cada vez mais espaços wireless que têm tornado as tecnologias digitais verdadeiramente ubíquas (ex: smartphones e tablets). Associado a este facto estamos na presença de cada vez um maior número de nativos digitais o que vem criar condições cada vez mais facilitadoras para a inclusão das TIC nas práticas educativas. Neste particular, no âmbito dos estágios profissionalizantes, veio criar-se uma ‘janela’ para que a formação inicial de professores, no âmbito da «Prática de Ensino Supervisionada», possa incluir projetos de intervenção através da utilização das TIC. Neste sentido, pretende-se com esta com este artigo realçar a oportunidade que neste momento é criada para que as TIC possam ganhar uma consistência e uma mais ampla utilização em contexto educativo ao estarem incluídas nos Relatórios de Estágio. Para o efeito, serão apresentados alguns exemplos práticos que podem comprovar o aparecimento de «um novo espaço» e de «uma nova oportunidade» para as TIC nas escolas portuguesas. | por |
dc.identifier.citation | GIL, Henrique (2014) - As TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidade. In III Conferência Internacional – Investigação, práticas e contextos em educação, Leiria, 09-10 de maio : atas. p. 89-95. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97836-7-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2371 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | Nativos digitais | por |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Relatório de estágio | por |
dc.title | As TIC, os nativos digitais e as práticas de ensino supervisionadas : um novo espaço e uma nova oportunidade | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | por |
oaire.citation.endPage | 95 | por |
oaire.citation.startPage | 89 | por |
oaire.citation.title | III Conferência Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação | por |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |