Publication
Analisando o pensamento e a ação de Edouard Séguin: contributos à educação especial
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T08:35:32Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T08:35:32Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | No âmbito das Teorias/Ideias pedagógicas e Instituições Contemporâneas da Educação analisamos os contributos de vários pensadores à educação ou pedagogia diferenciada ou especializada a crianças, jovens e adultos com necessidades específicas ao nível da educação, integração ou apoio social. Nesta perspetiva historiográfica sobre a Educação Especial dedicamos o estudo ao primeiro especialista em deficiência mental e ensino para os deficientes, que foi Edouard Séguin, discípulo de Itard e com formação médica-pedagógica, habitual na sua época. Este médico fisiologista que discutia com propriedade questões pedagógicas da deficiência mental foi o primeiro a indicar as causas orgânicas, hereditárias ou não, ambientais e psicológicas como específicas da idiotia. Séguin reconheceu a importância do treino sensório-motor para o desenvolvimento dos deficientes mentais, para além de ter sistematizado a metodologia do ensino especial na sua obra ‘Traitment Moral’, publicada em francês, em 1846, na cidade de Londres. Propôs, ainda, uma teoria psicogenética e afirmou que, qualquer que fosse o género da deficiência, o indivíduo poderia ser educado. Os progressos do deficiente dependeriam de três aspetos: o grau de comprometimento de suas funções orgânicas, o quanto de inteligência que o deficiente apresentava e a habilidade na aplicação do método. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2018) - Analisando o pensamento e a ação de Edouard Séguin: contributos à educação especial. Castelo Branco: IPCB-ESE p. 1-61. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6156 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | História da educação especial | pt_PT |
dc.subject | Edouard Séguin | pt_PT |
dc.subject | Deficiência mental | pt_PT |
dc.subject | Causas da idiotice | pt_PT |
dc.subject | Treino sensório-motor | pt_PT |
dc.title | Analisando o pensamento e a ação de Edouard Séguin: contributos à educação especial | pt_PT |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | workingPaper | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |