Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Proposição e avaliação da aplicação de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para pessoas idosas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4383-Versão Final-23817-1-10-20241122 (2).pdf865.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta a proposiçãoe avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências ,baseada nos pressupostos do pensamento computacional com foco para pessoas idosas. A amostra foi composta por 22 pessoas, entre adultas e idosas. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. Para a avaliação qualitativa, foram identificadas em quais partes da vida cotidiana dos participantes houve melhora. Para a análise quantitativa, foi empregado o instrumento de avaliação neuropsicológica breve –Neupsilin, avaliando a atenção, as funções executivas e a memória de trabalho. A aplicação do Neupsilin ocorreu em três momentos distintos: antes do início da intervenção, logo após o término da intervenção e seis meses após o encerramento da intervenção. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades didáticas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos relativos à função neuropsicológica de atenção, além de proporcionar momentos de maior socialização com seus pares acarretando, assim, uma melhoria na sua qualidade de vida.
Abstract: This article presents the proposition and evaluation of a didactic sequence, structured in ten experiences, based on the assumptions of computational thinking with a focus on elderly people. The sample consisted of 22 people, including adults and elderly people. The development of experiences occurred once a week, lasting 90 minutes, for seven months. The didactic sequence was created with several activities that were carried out using the Scratch block programming language. For the qualitative assessment, we identified which parts of the participants' daily lives improved. For quantitative analysis, the brief neuropsychological assessment instrument –Neupsilin was used, assessing attention, executive functions and working memory. Neupsilin was applied at three different times: before the start of the intervention, immediately after the end of the intervention and six months after the end of the intervention. The main result points out that it is possible to use computational thinking in teaching activities for elderly people, resulting in cognitive gains related to the neuropsychological function of attention, in addition to providing moments of greater socialization with their peers, thus resulting in an improvement in their quality of life.
Resumen: Este artículo presenta la propuesta y evaluación de una secuencia didáctica, estructurada en diez experiencias, basada en los presupuestos del pensamiento computacional con enfoque en personas mayores. La muestra estuvo compuesta por 22 personas, entre adultos y personas mayores. El desarrollo de las experiencias se produjo una vez por semana, con una duración de 90 minutos, durante siete meses. La secuencia didáctica se creó con varias actividades que se realizaron utilizando el lenguaje de programación de bloques Scratch. Para la evaluación cualitativa, identificamos qué partes de la vida diaria de los participantes mejoraron. Para el análisis cuantitativo se utilizó el instrumento de evaluación neuropsicológica breve –Neupsilin, que evalúa la atención, las funciones ejecutivas y la memoria de trabajo. Neupsilin se aplicó en tres momentos diferentes: antes del inicio de la intervención, inmediatamente después de finalizar la intervención y seis meses después de finalizar la intervención. El principal resultado señala que es posible utilizar el pensamiento computacional en actividades de enseñanza para personas mayores, resultando en ganancias cognitivas relacionadas con la función neuropsicológica de la atención, además de brindar momentos de mayor socializacióncon sus pares, resultando así en una mejora en su calidad de vida.

Description

Keywords

Pensamento computacional Pessoas idosas Scratch Cognição Atenção Socialização Computational thinking Elderly people Cognition Attention Socialization Pensamiento computacional Personas mayores Cognición Atención Socialización

Pedagogical Context

Citation

Oliveira Jr, E., De Bortoli, L., Pasqualotti, A., Gil, H., De Marchi, A., & Kieling, M. (2024). Proposição e avaliação da aplicação de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para pessoas idosas. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32, 718-738. https://doi.org/10.5753/rbie.2024.4383

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Revista Brasileira de Informática na Educação –RBIE

Altmetrics