Repository logo
 
Publication

As estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da Região de Turismo da Serra da Estrela

dc.contributor.authorEstevão, Cristina
dc.date.accessioned2012-09-26T13:32:45Z
dc.date.available2012-09-26T13:32:45Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão.por
dc.description.abstractConsiderando a gestão estratégica como um meio de uma empresa alcançar uma performance superior face aos seus concorrentes torna-se, necessário identificar as fontes de rentabilidade para o negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. A análise estratégica proporciona um conjunto de conceitos, modelos e técnicas de avaliação, que permitem aos gestores tomarem decisões mais adequadas às necessidades percebidas. Na verdade, as alterações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a acautelarem a sustentabilidade e o sucesso da sua actividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação visa estudar a identificação das estratégias competitivas, no sector da hotelaria, na Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), reconhecendo os elementos intervenientes neste sector, percebendo as relações de interdependência estabelecidas entre estes e identificando e organizando os factores relevantes para as decisões estratégicas. Para alcançar tais objectivos desenvolveu-se um estudo empírico, tendo por base as informações obtidas das análises estatísticas dos questionários realizados aos directores dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo da RTSE. Deste processo resultou que as empresas pertencentes ao sector hoteleiro à semelhança das empresas de outros sectores, consideram que a estratégia assume um papel determinante para o sucesso da sua actividade. Concluímos que os estabelecimentos hoteleiros seguem estratégias combinadas em vez de uma estratégia específica e detectamos ainda a existência de diferentes grupos estratégicos no qual utilizam estratégias competitivas similares.por
dc.identifier.citationESTEVÃO, Cristina Maria dos Santos (2008) - As estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da Região de Turismo da Serra da Estrela. Covilhã. Universidade da Beira Interior. 133 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1453
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectEstabelecimentos hoteleirospor
dc.subjectGrupos estratégicospor
dc.subjectRTSEpor
dc.titleAs estratégias competitivas dos estabelecimentos hoteleiros de interesse para o turismo: o caso da Região de Turismo da Serra da Estrelapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
oaire.citation.endPage133por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
person.familyNameSantos Estevão
person.givenNameCristina Maria
person.identifier.ciencia-idC11A-0221-1D07
person.identifier.orcid0000-0002-2991-9139
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication485d70b4-50a7-481d-b431-3a9e26c36ebf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery485d70b4-50a7-481d-b431-3a9e26c36ebf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_final1.pdf
Size:
8.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: