Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Quadro teórico do baixo contínuo em Portugal no Séc. XVIII

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
DIS_JOS_FRAN_PIN.pdf13.71 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Lodovico Grossi (1564-1645), mais conhecido por Lodovico da Viadana, tem frequentemente sido creditado com a invenção do acompanhamento por um baixo contínuo, pelo facto de ter incluído um basso continuo (assim classificado) independente nos Cento concerti ecclesiastici, op. 12 (Veneza, 1602). No entanto, como refere Peter Williams, a evidência do uso desta técnica antes do aparecimento da colecção de Viadana existe sob diversas formas: referências sobretudo a música vocal secular italiana, datadas desde a primeira metade do século XVI, que descrevem agrupamentos com instrumentos para realizar o baixo contínuo; partes para órgão - que muitas vezes não eram escritas pelo compositor original - para obras sacras de concerto italianas encontradas em fontes de finais do século XVI.

Descrição

Dissertação apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para obtenção do Grau de Mestre em Ciências Musicais.

Palavras-chave

Música Séc. XVIII Baixo contínuo

Contexto Educativo

Citação

PINHO, José Francisco Bastos Dias de (2002) - Quadro teórico do baixo contínuo em Portugal no Séc. XVIII. Coimbra: Universidade. Faculdade de Letras. 177 p. Dissertação de Mestrado.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Licença CC