Repository logo
 
Publication

Elementos de integração didática e ensino da leitura : fundamentos e importância didática

dc.contributor.advisorPais, António Pereira
dc.contributor.authorCosta, Neuza Margarida Domingues
dc.date.accessioned2013-12-17T16:31:20Z
dc.date.available2013-12-17T16:31:20Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractA elaboração de um relatório de estágio que reúna a Prática Supervisionada com a realização de uma investigação em educação é um dos requisitos indispensáveis para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo do problema Elementos de Integração Didática e Ensino da Leitura: Fundamentos e Importância Didática, procurou-se analisar a importância do elemento integrador, enquanto elemento técnico-didático para o desenvolvimento dos processos de decifração e compreensão da leitura nos primeiros anos de escolaridade (1º Ciclo do Ensino Básico). Como refere Carlos Drummond de Andrade, “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede” E é por essa razão que, neste trabalho, se procuram encontrar formas de motivar os alunos a ler, nomeadamente, através da utilização de recursos, como os elementos integradores e os guiões de aprendizagem, que permitam criar uma efetiva integração didática e uma correta iniciação literária. Ao longo deste relatório de estágio constatou-se, ainda, que desta forma é possível trabalhar os momentos antes, durante e depois da leitura e a forma como estes contribuem para a decifração e compreensão da leitura. Em suma: este trabalho permitiu-nos crescer ao nível pessoal e profissional, bem como perceber melhor os alunos e constatar que uma boa prática pedagógica pode despertar nos alunos o gosto pela leitura.por
dc.description.abstractThe formulation of a probation report which includes Supervised Practice with an investigation in education is one of the indispensable requirements for the Preschool Education and 1st Cycle:Master’s Degree. Starting with the problem Elements of Integration Teaching and Reading Tutorship: Foundations and Didactic Importance we tried to analyze the value of integrator element, while technical-didactic element to the development of the transferal process and reading comprehension on the schooling first years. As regards Carlos Drummond de Andrade2 “Reading is an inexhaustible pleasure source but Incredibly nearly all don’t feel that thirst”. And so, it is for this reason that, in this study, we try to find ways to motivate students to read, in particular, through the use of resources, like the integrative elements and script of learning, which allows create an effective didactic integration and a correct introduction to literary education. Throughout this probation report, it was also noted that, by this method is possible to work out the moments before, during and after reading and how they contribute for reading transferal process and comprehension. In short: this study allowed us to grow up to a personal and professional level, as well as better understand students and how a good pedagogical practice can awake them the taste for reading.
dc.identifier.tid201099195
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2166
dc.language.isoporpor
dc.subjectElemento integradorpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGuião do alunopor
dc.subjectIntegração didáticapor
dc.subjectPrática supervisionadapor
dc.subjectIntegrator element
dc.subjectReading
dc.subjectScript of the student
dc.subjectIntegrating didactic
dc.subjectSupervised practice
dc.titleElementos de integração didática e ensino da leitura : fundamentos e importância didáticapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducaçãopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágioccapa.pdf
Size:
39.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: