Repository logo
 
Publication

Jogos educativos digitais & consciência fonológica

dc.contributor.authorGuindeira, Tânia Isabel Rebelo
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2017-07-24T13:42:10Z
dc.date.available2017-07-24T13:42:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO presente artigo expõe os resultados de uma investigação centrada na validação de «Jogos Educativos Digitais», recorrendo ao programa PowerPoint da Microsoft, os quais visam o desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. A investigação é de caráter qualitativo exploratório, constituindo um estudo de casos múltiplos, numa perspetiva de investigação-ação. Durante o processo investigativo realizaram-se sessões práticas de implementação dos «Jogos Educativos Digitais» com duas crianças, efetuando-se a recolha de dados através de duas grelhas de observação. Paralelamente entrevistaram-se dois especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação e um especialista em Educação Especial, que analisaram e avaliaram os jogos. Na recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que as crianças obtiveram bons resultados na aquisição das competências de consciência fonológica, registando se uma acentuada melhoria ao nível da aprendizagem, participação, envolvimento, interesse, colaboração e persistência, o que conduziu a uma melhoria gradual no seu desempenho. Os resultados obtidos foram ao encontro das expectativas dos especialistas, tal como se tornou evidente na análise de conteúdo das respetivas entrevistas, tendo estes apreciado positivamente a construção global dos jogos, considerando-os uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagempt_PT
dc.description.abstractThis article presents the results of an investigation focused on the validation of "Digital Educational Games", using the Microsoft PowerPoint programme, aimed at the development of phonological awareness in pre-school children with special educational needs. The research is qualitative and exploratory, constituting a multiple case study, from an action-research perspective. During the investigative process, were carried out practical sessions to implement the "Digital Educational Games" with two children, and the data was collected using two observation grids. At the same time, were interviewed two specialists in Information and Communication Technologies and a Special Education specialist, who analysed and evaluated the games. In the collection, treatment and analysis of the data, it was verified that the children obtained good results in the acquisition of the phonological awareness skills, registering a marked improvement in learning, participation, involvement, interest, collaboration and persistence that led to a gradual improvement in their performance. The results obtained were within the expectations of the experts, as evidenced by the analysis of the content of the respective interviews, having these ones positively appreciated the overall construction of the games, considering them valuable in the teaching / learning processpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGUINDEIRA, Tânia ; GIL, Henrique (2017) - Jogos educativos digitais & consciência fonológica. In Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 12, Lisboa, 21-24 de junho – Atas. Lisboa : AISTI. p. 1680-1684.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-98434-7-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5674
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAISTIpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectJogos educativos digitaispt_PT
dc.subjectNecessidade Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectDigital educational gamespt_PT
dc.subjectSpecial Educational Needspt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titleJogos educativos digitais & consciência fonológicapt_PT
dc.title.alternativeDigital educational games & phonological awarenesspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1684pt_PT
oaire.citation.issue12pt_PT
oaire.citation.startPage1680pt_PT
oaire.citation.titleCISTI'2017 - 12ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informaçãopt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jogos educativos digitais.pdf
Size:
888.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: