Repository logo
 
Publication

A importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : os contos de Grimm e a expressão plástica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPires, Maria da Natividade Carvalho
dc.contributor.advisorPicado, Joaquim José Manteigas
dc.contributor.authorAntunes, Luísa Alexandra Martins
dc.date.accessioned2015-11-27T11:20:52Z
dc.date.available2015-11-27T11:20:52Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré - Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório da Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico apresenta a revisão de literatura relativamente ao tema central de investigação, os contos tradicionais, a apresentação da questão-problema e os objectivos do estudo. Segue-se a apresentação da metodologia, técnicas e instrumentos para o seu desenvolvimento e a contextualização da Prática Supervisionada. O presente relatório de estágio foi desenvolvido a par da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida no primeiro semestre do segundo ano do Mestrado, entre 20 de outubro de 2011 e 16 de Fevereiro de 2012 e foi implementado numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. De modo a aferir a importância dos Contos Tradicionais na Construção do Imaginário da Criança do 1º Ciclo do Ensino Básico e o seu reflexo na Expressão Plástica, desenvolvemos o nosso relatório de estágio utilizando contos dos Irmãos Grimm e proporcionando atividades de expressão plástica. Finalmente procedemos à análise dos dados recolhidos, o que nos permitiu dar uma resposta positiva à questão inicialmente colocada “Como é que os contos dos Irmãos Grimm contribuem para o desenvolvimento da imaginação das crianças do 1º ciclo do ensino básico?”, destacando as questões das transformações presentes nos contos e articulando-as com atividades de expressão plástica. Verificou-se que as crianças identificaram as metamorfoses nos contos abordados, desenvolvendo nelas o imaginário e a compreensão das transformações não só na ficção mas também na vida real.pt_PT
dc.description.abstractThis Supervised Practice of the Education Preschool and 1st Cycle of Basic Education Master’s degree report presents the literature review concerning the subject of research, traditional tales, the presentation of question-problem and the objectives of the study. The next item is the presentation of the methodology, techniques and tools for their development and contextualization of the Supervised Practice. The current internship report was developed along with the Supervised Practise in the 1st Cycle of Basic Education, developed in the first half of the second year of the Master’s degree among 20th October 2011 and 16th: February 2012 and was implemented in a 4th year class of the 1st Cycle of Basic Education. To assess the importance of the Traditional Tales in the Construction of the Child’s imaginary of the 1st Cycle of Basic Education and its reflection in the Artistic Expression, we developed our internship report using the Brothers Grimm tales and providing activities for artistic expression. Finally, we analyzed the data collected, which allowed us to give a positive answer to the original question "How does the Brothers Grimm tales contribute to the development of children's imaginary of the 1st cycle of basic education?", emphasizing the issues of changes present in stories and linking them to plastic expression activities. It was verified that the children identified the metamorphosis in tales discussed, by developing the imaginary and understanding of changes not only in fiction but also in real lifept_PT
dc.identifier.tid201063204
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3126
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConto tradicionalpt_PT
dc.subjectImagináriopt_PT
dc.subjectMetamorfosept_PT
dc.subjectIrmãos Grimmpt_PT
dc.subjectExpressão plásticapt_PT
dc.subjectTraditional talept_PT
dc.subjectImaginarypt_PT
dc.subjectMetamorphosispt_PT
dc.subjectGrimm brotherspt_PT
dc.subjectArtistic expressionpt_PT
dc.titleA importância dos contos tradicionais na construção do imaginário da criança do 1º ciclo do ensino básico : os contos de Grimm e a expressão plásticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré - Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: