| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 602.72 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As Actividades Rítmicas como actividades expressivo-motoras que são, desde sempre, foram consideradas entre as mais educativas tornando-se num instrumento didáctico na escola e na vida social.
As Actividades Rítmicas como actividades expressivo-motoras são construídas em conjunção com a música, gestos e emotividade.
A escuta musical e a participação interpretativa e criativa na escuta musical, além de fazerem coordenar, lateralizar, organizar a nível espácio-temporal, levando à interiorização sem forçar os conceitos psico-motores de base, favorecem a socialização através de aplicação de regras que levam a uma gratificação quer individual, quer colectiva que se associa ao êxito alcançado.
As Actividades Rítmicas são, assim, um grande contributo para o desenvolvimento global e integral da criança, implicando forçosamente uma linguagem gestual/movimento dentro de um ritmo musical, exploração de vários materiais, exploração de espaço em contextos diferentes, desenvolvimento da criatividade, desenvolvimento da sociabilização, isto é, fazendo apelo às diferentes capacidades da criança, arrastando consigo prazer, satisfação e bem estar.
Description
Keywords
Desenvolvimento Ritmo Energia “Eu” corporal Espacio-temporal
Pedagogical Context
Citation
REIS, Luísa (2007) - Contributo das actividades rítmicas para o desenvolvimento da motricidade. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XIII - Nº Especial, p. 179-188.
Publisher
Escola Superior de Educação de Castelo Branco
