Repository logo
 
Publication

A formação de professores de educação física

dc.contributor.authorPetrica, João
dc.date.accessioned2010-09-10T09:05:49Z
dc.date.available2010-09-10T09:05:49Z
dc.date.issued2003
dc.descriptionDissertação de Doutoramento em Educação Física e Desporto, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropor
dc.description.abstractCom a presente pesquisa pretendia-se conhecer, de uma forma descritiva e suficientemente exaustiva, a actividade docente, do ponto de vista daquilo que é observável na condução do processo de ensino, e também no que se refere ao que não se pode ver, mas que está presente, condicionando, influenciando, ou interferindo nessa acção, procurámos estudar os futuros professores de Educação Física em situação de prática pedagógica real, realizada na escola, com autênticos alunos e com toda a responsabilidade decorrente da condução do processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, como estávamos também interessados em conhecer o resultado da adopção de diferentes formas ou métodos de preparação para a prática docente, decidimos preparar os participantes no estudo, através de quatro processos distintos, perfeitamente tipificados, relacionados com o que é prática comum em algumas das instituições de formação, que incluíam o microensino com colegas, o microensino com alunos reais, o ensino com pares, ou uma preparação clássica sem a utilização de qualquer destes modelos. A observação das cento e quarenta e quatro aulas que os quarenta e oito professores de Educação Física, em situação de prática pedagógica do estágio para professores do segundo ciclo do ensino Básico, leccionaram a mil cento e dezassete alunos, permitiram-nos ficar com uma imagem, sob diferentes perspectivas, desses aspectos do comportamento dos professores e dos alunos, e a interrogação dos primeiros, sobre as suas representações, e dos segundos, sobre o seu pensamento, permitiu-nos ficar com uma ideia sobre esses aspectos da sua função cognitiva. O estudo colocou em evidência as diferenças no pensamento e acção dos intervenientes no processo de ensino conduzido por professores preparados pelos distintos procedimentos.por
dc.identifier.citationPETRICA, João Manuel Patrício Duarte (2003) - A formação de professores de educação física. Vila Real : UTAD. 951 f. Tese de Doutoramento.por
dc.identifier.tid101108508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/357
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douropor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFeedback pedagógicopor
dc.subjectMicroensino com colegaspor
dc.subjectMicroensino com alunospor
dc.subjectAnálise de ensinopor
dc.subjectComportamentos de ensinopor
dc.titleA formação de professores de educação físicapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Realpor
oaire.citation.endPage951por
oaire.citation.titleA formação de professores de educação físicapor
person.familyNamePetrica
person.givenNameJoao
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Binder3.pdf
Size:
9.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: