Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO Alexandra Trindade.pdf10.33 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.

Keywords

Iniciação em violino Método Suzuki Ensino artístico especializado Ensino público Ensino particular e cooperativo Música

Citation

TRINDADE, Alexandra Sofia Monteiro da Silva (2010) - A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal. Aveiro : UA. 324 p. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro

CC License