Publication
Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade
dc.contributor.author | Faustino, António | |
dc.contributor.author | Serrano, João | |
dc.contributor.author | Duarte-Mendes, Pedro | |
dc.contributor.author | Paulo, Rui | |
dc.contributor.author | Honório, Samuel | |
dc.contributor.author | Batista, Marco | |
dc.contributor.author | Petrica, João | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T15:02:11Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T15:02:11Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Os resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | FAUSTINO, António [et al.] (2017) - Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade. In: Livro de Abstracts - XIII SIEFLAS. Guarda. 10-12 Julho. Guarda: IPG. p. 125. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8681-70-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6532 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico da Guarda | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.ipg.pt/13sieflas/ | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estudos da criança | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia do movimento | pt_PT |
dc.subject | Escola a tempo inteiro | pt_PT |
dc.title | Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Guarda | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
person.familyName | Faustino | |
person.familyName | Serrano | |
person.familyName | Duarte-Mendes | |
person.familyName | Paulo | |
person.familyName | HONÓRIO | |
person.familyName | Silva Batista | |
person.familyName | Petrica | |
person.givenName | António | |
person.givenName | João | |
person.givenName | Pedro | |
person.givenName | Rui | |
person.givenName | SAMUEL | |
person.givenName | Marco Alexandre | |
person.givenName | Joao | |
person.identifier | 0000000068504193 | |
person.identifier | 1450670 | |
person.identifier | 1319670 | |
person.identifier | 0000000069382669 | |
person.identifier.ciencia-id | 3D18-3920-0D69 | |
person.identifier.ciencia-id | BB19-DC8E-05C7 | |
person.identifier.ciencia-id | A011-9441-2654 | |
person.identifier.ciencia-id | 191E-AA52-C968 | |
person.identifier.ciencia-id | 5C10-7709-03DB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9674-3949 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5112-4984 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5055-2696 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2949-4564 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1863-344X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3318-2472 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0752-2093 | |
person.identifier.rid | N-9104-2016 | |
person.identifier.rid | G-8650-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195137380 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55382546200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57190249734 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55777717400 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e060ac3d-6e42-426f-ab95-f7c25b305ea9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5 | |
relation.isAuthorOfPublication | c4872844-d6f5-49d8-891c-a1a13e00ffc6 | |
relation.isAuthorOfPublication | af5c8702-c4e0-477a-8747-732a7a3eecc1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549 |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: