Repository logo
 
Publication

Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade

dc.contributor.authorFaustino, António
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorDuarte-Mendes, Pedro
dc.contributor.authorPaulo, Rui
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.date.accessioned2019-05-27T15:02:11Z
dc.date.available2019-05-27T15:02:11Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractOs resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e curricula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da “escola em tempo integral” como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Objetivo: Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na “escola em tempo integral”, através de um “retrato de movimento na escola”. Métodos: Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professoras). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. Resultados: A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma aréa imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. Conclusões: A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFAUSTINO, António [et al.] (2017) - Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedade. In: Livro de Abstracts - XIII SIEFLAS. Guarda. 10-12 Julho. Guarda: IPG. p. 125.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8681-70-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6532
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico da Guardapt_PT
dc.relation.publisherversionwww.ipg.pt/13sieflas/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudos da criançapt_PT
dc.subjectPedagogia do movimentopt_PT
dc.subjectEscola a tempo inteiropt_PT
dc.titleUm retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal: estudo de caso sobre a Escola Senhora da Piedadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
person.familyNameFaustino
person.familyNameSerrano
person.familyNameDuarte-Mendes
person.familyNamePaulo
person.familyNameHONÓRIO
person.familyNameSilva Batista
person.familyNamePetrica
person.givenNameAntónio
person.givenNameJoão
person.givenNamePedro
person.givenNameRui
person.givenNameSAMUEL
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameJoao
person.identifier0000000068504193
person.identifier1450670
person.identifier1319670
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-idBB19-DC8E-05C7
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0001-9674-3949
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0001-5055-2696
person.identifier.orcid0000-0002-2949-4564
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55382546200
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione060ac3d-6e42-426f-ab95-f7c25b305ea9
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublicationc4872844-d6f5-49d8-891c-a1a13e00ffc6
relation.isAuthorOfPublicationaf5c8702-c4e0-477a-8747-732a7a3eecc1
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: