Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relevância social da educação científica e implicações curriculares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relevância Social.pdf116.96 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Muitos de nós crescemos durante alguns anos quando ainda a imaginação se dirigia para o ano 2000 e o achávamos longínquo. Se não o podíamos antever, prevíamos, contudo, um tempo dominado pela ciência e pela tecnologia, muito ampliado por símbolos incontornáveis como a chegada à Lua, nos idos anos 60. Dominava, portanto, uma ideia tecnocientífica amplificadora do mundo, impondo uma mudança de rumo do tipo de conhecimento dominante, disciplinarmente espartilhado e redutor. Assente numa complexificação crescente do pensamento e do conhecimento, defende-se a ciência enquanto matéria de educação para todos os cidadãos e discute-se a relevância e implicações curriculares da educação científica na escola actual e as suas bases epistemológicas, com apoio na evolução recente, também rápida, da Filosofia da Ciência.

Description

Keywords

Educação científica Filosofia da ciência Ciência-Tecnologia-Sociedade Competências Currículo

Pedagogical Context

Citation

PAIXÃO, Fátima (2007) - Relevância social da educação científica e implicações curriculares. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação” Educação para o Sucesso: políticas e actores”. Funchal (Madeira, Portugal), 26-28 de Abril.p. 1-11.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue