Publication
Avaliação do engagement nos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias
dc.contributor.author | Rodrigues, Francisco | |
dc.contributor.author | Barroso, Ana | |
dc.date.accessioned | 2010-01-15T17:29:23Z | |
dc.date.available | 2010-01-15T17:29:23Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O estudo do engagement apresenta-se como muito importante em profissões que lidam directamente com o público. O engagement surge como a capacidade que o ser humano apresenta de retirar situações positivas do seu trabalho. Apresenta-se como um conceito relativamente novo, integrado na nova corrente psicológica, designada de psicologia positiva, que tenta avaliar o lado positivo da componente humana. É constituído por três dimensões como o vigor, a dedicação e a eficácia no trabalho. O vigor caracteriza- -se por altos níveis de energia enquanto se desenvolve a profissão, de um forte desejo de esforço durante o trabalho e de resistência. Por seu lado a dedicação diz respeito a altos níveis de significado atribuído ao trabalho, entusiasmo e dedicação, referindo-se especificamente à identificação do trabalhador com o trabalho que realiza. A eficácia caracteriza-se por o trabalhador estar completamente concentrado na sua tarefa, pela atenção focalizada, claridade mental e gozo na realização das tarefas. No nosso caso concreto, decidimos pelo estudo desta problemática nos docentes de uma Escola Superior de Saúde. Obtiveram-se valores muito positivos relativos às três sub-dimensões, remetendo-nos para níveis de capacidade de trabalho muito elevados, por parte dos professores, que se reflectirão, em último caso, na formação académica dos alunos e mais tarde no desempenho profissional destes. | pt |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Francisco; BARROSO, Ana Paula - Avaliação do engagement nos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Bioanálise. Viseu. ISSN: 1646-1266. A.V, nº 1 (Jan/Jun 2008), p. 34-39 | pt |
dc.identifier.issn | 1646-1266 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/113 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Bioanalistas Clínicos | pt |
dc.subject | Engagement | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.title | Avaliação do engagement nos docentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt |
oaire.citation.endPage | 39 | pt |
oaire.citation.startPage | 34 | pt |
oaire.citation.title | Bioanálise | pt |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 2982790 | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-045E-330C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8405-4249 | |
person.identifier.rid | JTV-3288-2023 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57214122402 | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | d496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d496c83f-3a6b-424e-ba10-452ce609d597 |