Publication
Política de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientes
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T13:29:47Z | |
dc.date.available | 2018-01-18T13:29:47Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Pretendemos abordar a política de inclusão dos alunos de necessidades educativas especiais (NEE) na base das perceções dos alunos ditos normais sobre os seus ‘pares’ deficientes. Norteamo-nos pelos seguintes objetivos: compreender como os alunos normais aceitam e percecionam os seus pares com NEE; conheceras respostas socioeducativas dos professores e da escola às NEE. Trata-se de um estudo de caso, de índole exploratório, analítico e descritivo, realizado em 2015,com alunos do 10.º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas da raia portuguesa. Aplicámos as seguintes técnicas de recolha de dados: questionário aos alunos; entrevistas aos professores; observação documental e participante; notas de campo. Adotámos no tratamento de dados a triangulação. Os resultados confirmaram a boa relação entre escola inclusiva e pedagogia diferenciada, a convivência e relações interpessoais entre alunos. Houve integração normal dos alunos diferentes nos contextos da escola e sala de aula, reconhecendo-se a necessidade de mais apoios especializados e de orientação. | pt_PT |
dc.description.abstract | We intend to address the inclusion policy the students of special educational needs (NEE) in the base of the perceptions of the so-called normal students about their ' pairs '. Are objective: understand how the normal students accept and perceptions their peers with NEE; meet the educational responses of teachers and school at NEE. This is a case study of exploratory nature, analytical and descriptive, accomplished in 2015 with students of the 10th year of schooling, in the Grouping of Schools in the streak. Applied techniques were: questionnaire to students; interviews teachers; documentary observation and participant; field notes; data processing for data triangulation. The results confirmed the good relationship between inclusive school and differentiated pedagogy and coexistence and interpersonal relations among students. There is a normal integration of different students in school contexts and the classroom, acknowledging the need for more specialized support and guidance. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2017) – Política de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientes. Cadernos de Pós-Graduação. ISSN 2525-3514. Vol. 16, nº 2, p. 14-36. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5585/cpg.v16n2.7620 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2525-3514 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/5880 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Nove de Julho (UNINOVE) | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia diferenciada | pt_PT |
dc.subject | Alunos deficientes | pt_PT |
dc.subject | Apoios educativos | pt_PT |
dc.subject | Inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Special educational needs | pt_PT |
dc.subject | Differentiated pedagogy | pt_PT |
dc.subject | Disabled students | pt_PT |
dc.subject | Educational support | pt_PT |
dc.title | Política de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientes | pt_PT |
dc.title.alternative | Inclusive education policy : lack of 10th grade education compared to their peers with disabilities | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 14 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cadernos de Pós-Graduação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 16 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |