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Política de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientes

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2018-01-18T13:29:47Z
dc.date.available2018-01-18T13:29:47Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractPretendemos abordar a política de inclusão dos alunos de necessidades educativas especiais (NEE) na base das perceções dos alunos ditos normais sobre os seus ‘pares’ deficientes. Norteamo-nos pelos seguintes objetivos: compreender como os alunos normais aceitam e percecionam os seus pares com NEE; conheceras respostas socioeducativas dos professores e da escola às NEE. Trata-se de um estudo de caso, de índole exploratório, analítico e descritivo, realizado em 2015,com alunos do 10.º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas da raia portuguesa. Aplicámos as seguintes técnicas de recolha de dados: questionário aos alunos; entrevistas aos professores; observação documental e participante; notas de campo. Adotámos no tratamento de dados a triangulação. Os resultados confirmaram a boa relação entre escola inclusiva e pedagogia diferenciada, a convivência e relações interpessoais entre alunos. Houve integração normal dos alunos diferentes nos contextos da escola e sala de aula, reconhecendo-se a necessidade de mais apoios especializados e de orientação.pt_PT
dc.description.abstractWe intend to address the inclusion policy the students of special educational needs (NEE) in the base of the perceptions of the so-called normal students about their ' pairs '. Are objective: understand how the normal students accept and perceptions their peers with NEE; meet the educational responses of teachers and school at NEE. This is a case study of exploratory nature, analytical and descriptive, accomplished in 2015 with students of the 10th year of schooling, in the Grouping of Schools in the streak. Applied techniques were: questionnaire to students; interviews teachers; documentary observation and participant; field notes; data processing for data triangulation. The results confirmed the good relationship between inclusive school and differentiated pedagogy and coexistence and interpersonal relations among students. There is a normal integration of different students in school contexts and the classroom, acknowledging the need for more specialized support and guidance.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2017) – Política de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientes. Cadernos de Pós-Graduação. ISSN 2525-3514. Vol. 16, nº 2, p. 14-36.pt_PT
dc.identifier.doi10.5585/cpg.v16n2.7620pt_PT
dc.identifier.issn2525-3514
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5880
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectPedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectAlunos deficientespt_PT
dc.subjectApoios educativospt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectDifferentiated pedagogypt_PT
dc.subjectDisabled studentspt_PT
dc.subjectEducational supportpt_PT
dc.titlePolítica de educação inclusiva portuguesa : perceção dos alunos do 10º ano de escolaridade em relação aos seus pares deficientespt_PT
dc.title.alternativeInclusive education policy : lack of 10th grade education compared to their peers with disabilitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage14pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pós-Graduaçãopt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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