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Authors
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Abstract(s)
Os modelos de avaliação (‘accountability’ – prestação de contas, ‘assessment’, ‘appraisal’, ‘self-evaluation’) conjugam no seu processo de aplicação alguns elementos relacionados com o contexto, com o ambiente cultural, com os procedimentos e resultados. Avaliar as universidades implica conhecer a sua natureza e configuração, a sua funcionalidade e especialização, enquanto instituições de ensino superior, enraizadas numa determinada região ou país. O autor pretende neste artigo, por um lado, analisar o cenário das experiências de avaliação e de (auto) análise institucional nas universidades (cenário na Europa) e, por outro lado, reflectir sobre a implementação da avaliação institucional, da aprendizagem organizacional e da relação entre estes dois conceitos, já que constitui ambos uma variável determinante para a gestão das universidades e/ou instituições de ensino.
Description
Keywords
Avaliação Modelos de avaliação Avaliação institucional Aprendizagem organizacional Qualidade de ensino superior
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2007) - Avaliação institucional nas universidades: um espelho de reflexão. Educer et educare. ISSN 1809-5208. Vol. 2, nº 3 (Jan./Jun.), p. 197-220.
