Repository logo
 
Publication

Livros sensoriais – ligações entre criação artística e mediação educativa

dc.contributor.authorRegatão, José Pedro
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorRita, Vera Lúcia Coelho
dc.contributor.authorAngelozzi, Marta
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Maria
dc.contributor.authorSamagaio, Maria do Céu
dc.date.accessioned2021-06-22T10:17:42Z
dc.date.available2021-06-22T10:17:42Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente artigo aborda a criação de livros sensoriais numa perspetiva interdisciplinar entre as artes visuais e a matemática. Foram analisados seis livros, que pretendem proporcionar uma experiência tátil, concebidos por artistas e educadoras que frequentaram a Unidade Curricular (UC)Arte e Matemática do Mestrado em Educação Artística. Este estudo discute os resultados dessa proposta de trabalho, que abrangeu a conceção de um livro sensorial e a sua estratégia de mediação educativa. O suporte teórico mobilizou autores como John Dewey, Maria Montessory, Bruno Munari, Ana Margarida Ramos, Johanna Drucker, Amaranth Borsuk e Elliot Eisner. No final, são apresentadas conclusões sobre as potencialidades pedagógicas da criação deste tipo de livros sensoriais e as suas diversas possibilidades de mediação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This article deals with the creation of sensorial books in an interdisciplinary perspective between Visual Arts and Mathematics. We analyze six books that intend to explore the tactile experience, conceived by artists and educators who attended the Curricular Unit Art and Mathematics of the master in artistic education. This study discusses the results of a work proposal that included the design of a sensorial book and its educational mediation strategy. Theoretical support mobilized authors such as Dewey, Maria Montessory, Bruno Munari, Ana Margarida Ramos, Johanna Drucker, Amaranth Borsuk and Elliot Eisner. At the end, conclusions are presented around the potential of creating these sensorial books and their various mediation possibilities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationREGATÃO, José Pedro [et al.] (2021) - Livros sensoriais – ligações entre criação artística e mediação educativa. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIV, n.º 27.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7598
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLivro - objetopt_PT
dc.subjectLivro sensorialpt_PT
dc.subjectArtes visuais e matemáticapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectObject-bookpt_PT
dc.subjectSensory bookpt_PT
dc.subjectFine arts and mathspt_PT
dc.subjectArt education.pt_PT
dc.titleLivros sensoriais – ligações entre criação artística e mediação educativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXIV, nº 27pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
José Pedro, e outros.pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format