CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
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Recent Submissions
- Reinterpretando tradições: o projeto Neve Insular e a criatividade no tecido cultural de Cabo VerdePublication . Nolasco, Ana; IPCBEste estudo explora o projeto NEVE INSULAR como um caso de estudo para entender como as práticas relacionais de arte e design podem fomentar a criatividade social e a sustentabilidade. O projeto desafia a dicotomia tradicional entre inovação e tradição, a qual, historicamente, tem promovido uma visão atomista do indivíduo e contribuído para a exploração da natureza e das culturas. O projeto NEVE INSULAR é analisa-do no contexto da narrativa histórica ocidental, onde a modernidade é muitas vezes vista como um avanço linear em detrimento das tradições. Esta pesquisa argumenta que mudança e inova-ção não implicam necessariamente a superação do tradicional pelo moderno, mas que ambos podem coexistir e enriquecer o património cul-tural material e imaterial. A abordagem adotada envolveu uma análise qualitativa detalhada do projeto NEVE INSULAR, considerando suas práticas, estratégias e a interação entre os par-ticipantes. Foram examinados também projetos similares e literatura relevante para comparar e contrastar as abordagens e impactos no campo da arte e design colaborativos.O estudo revelou que o projeto NEVE INSU-LAR contribui significativamente para a susten-tabilidade e criatividade social, oferecendo uma alternativa à visão tradicional de modernidade. Ele demonstra como a arte e o design podem ser utilizados para criar um diálogo enriquecedor entre o moderno e o tradicional, promovendo a sustentabilidade cultural, social e ambiental.
- A proposal of music creation for all ages: a sound postcard back and forthPublication . Riaño Galán, María Elena; Ribes, Adolf Murillo; IPCB. ESARTA lo largo del artículo se presenta una propuesta de intervención transdisciplinar basada en una experiencia de creación sonora realizada por dos arte-educadores en el Centro Botín de Santander (España) y concebida para la participación de grupos de diferentes edades, con y sin ningún tipo de formación musical. Se diseñó una postal inspirada en el propio edificio arquitectónico de este centro de arte contemporáneo, la cual sirvió como partitura gráfica que, junto a una leyenda de decodificación, facilitó la creación sonora colectiva. Desde un enfoque didáctico y colaborativo, los participantes hicieron un trabajo de campo previo de recogida de sonidos del entorno próximo y una posterior manipulación y transformación de estos mediante el uso de herramientas analógicas y digitales. El estudio empleó un enfoque cualitativo etnográfico para analizar las interacciones y experiencias creativas de 100 participantes, divididos en dos grupos: docentes con formación musical y familias con niños de 4 a 14 años. Se realizaron cinco sesiones de 1.5 horas, dos con docentes y tres con familias, siguiendo las mismas fases de trabajo en cada sesión. Los resultados obtenidos muestran diferentes piezas sonoras alojadas en un código QR impreso en la misma postal, transformada en postal sonora, además de corroborar la idea de que la edad, la formación o, incluso, la condición sociocultural no tiene por qué ser un impedimento para participar de la cultura entendida como una construcción artística colectiva.
- As tecnologias seminais da animaçãoPublication . Ferreira, António Manuel Rodrigues; Brandão, Daniel da Cruz; Teixeira, Pedro Mota; IPCB. ESARTO presente artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as tecnologias seminais que moldaram o início da imagem em movimento, com ênfase na animação. Embora a história da animação seja frequentemente analisada sob a ótica de técnicas e estilos, as tecnologias subjacentes têm recebido atenção particularmente reduzida. Este estudo, portanto, procura clarificar as origens das tecnologias que tiveram implicação direta na existência da animação, bem como as suas inter-relações e impactos no desenvolvimento deste campo. Inicialmente, explora-se o surgimento de tecnologias primitivas, como a roda, a lanterna mágica, os brinquedos óticos e as câmaras de animação, que expandiram as possibilidades narrativas e visuais do cinema. Em seguida, analisa-se o impacto da eletrónica, desde os primeiros tubos de raios catódicos (CRT) até os sintetizadores de vídeo. Por fim, aborda-se a revolução digital, desde os primeiros computadores e imagens digitais até à animação 3D poligonal, evidenciando o papel das inovações computacionais na transformação da linguagem visual contemporânea. O estudo pretende destacar a relevância dessas tecnologias pioneiras, que possibilitaram a exploração de novas formas de expressão artística, consolidando a animação como um campo dinâmico e interdisciplinar.
- Between touch and sound. A synaesthetic code for the colour perceptionPublication . Piscitelli, Manuela; IPCB. ESARTThis article presents the design of a combined tactile and auditory code for encoding colours for blind individuals, intended for the reproduction of paintings, particularly non-figurative ones. The aim of the proposed system is to evoque a sensation related to colour in blind users, not as a forced association with the sighted concept of colour, but rather as a means to develop na abstract and personal notion of colour through tactile and auditory assistance. The system is based on studies on chromatic synaesthesia conducted by artists and musicians throughout the twentieth century and is primarily designed for the enjoyment of abstract paintings from that period.
- Design cultural e social em Monchique, estratégias de investigação localPublication . Filipe, Rita; Guerreiro, Maria Caeiro; IPCB. ESARTO presente artigo descreve o trabalho de investigação-ação que tem vindo a ser desenvolvido na localidade de Monchique, numa colaboração entre docentes, investigadores e alunos de arquitetura e design (FAUL, Esec UAlg), em estreito contacto com as entidades locais, a comunidade e alguns artesãos da região. O objetivo é repensar e requalificar os espaços e a produção local, contribuindo para a fixação da população e reenquadramento das suas práticas no contexto rural contemporâneo, por meio de estratégias de atualização e valorização da cultura local. Isso ocorre num município com um património cultural muito rico, mas que enfrenta uma população envelhecida e em gradual declínio. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolve-se ao longo de missões de curta duração em trabalho de campo em Monchique, alternadas com fases de projeto em ambiente de atelier, no contexto académico, complementadas pela discussão e apresentações periódicas dos resultados obtidos com a população e as entidades locais. Os projetos surgem da constatação de problemas reais identificados in situ, durante visitas a locais de interesse cultural e social em desuso, em reuniões com agentes locais, visitas a oficinas de artesãos, consulta a especialistas, workshops e exposições abertas à população. Este estudo permitiu-nos adquirir um conhecimento profundo da região, promover a partilha de projetos entre designers, artesãos, arquitetos e entidades locais, com contributos multidisciplinares ativos, e fortalecer a relação entre a academia e a sociedade. Além disso, motivou significativamente os alunos, que tiveram a oportunidade de se envolver com questões projetuais reais durante o seu percurso académico. Já foram produzidas diversas propostas nas áreas do design de produto, comunicação, arquitetura e urbanismo, que contribuirão para um renovado interesse em habitar e visitar esta vila situada no interior do Algarve.
- Educação musical : estética vs prática nas perspetivas de Bennett Reimer e David ElliottPublication . Maria Cristina Aguiar; IPCB. ESARTPartindo das perspetivas de Bennett Reimer e David Elliott acerca de uma filosofia da educação musical, apresenta-se uma reflexão sobre o que os aproxima e faz divergir. Reimer, em A Philosophy of Music Education (1970), defende a educação musical como uma experiência estética, centrada na apreciação e sensibilidade musical. Esta premissa é sustentada pelas teorias estéticas - Referencialismo, Formalismo e Expressionismo Absoluto – que refletem a música enquanto arte com valor em si própria, que se aproxima e relaciona com a experiência humana. Contrariamente, Elliott critica esse pressuposto em Music Matters (1995), defendendo que a educação musical deve assentar numa vertente prática performativa, em oposição a uma experiência exclusivamente estética que descura esta abordagem. A reflexão sobre esta dicotomia, em que Reimer prioriza a experiência auditiva/contemplativa da música e Elliott defende uma abordagem prática e contextualizada, é objeto deste artigo e pretende contribuir para uma visão holística ao nível da filosofia da educação musical.
- Artista "perfomer": perspetiva do processo criativo no atelier enquanto lugar de criação artísticaPublication . Monteiro, Ilda; IPCB. ESARTA presente investigação concentra-se na análise do processo criativo do atelier com o objetivo de procurar entender socialmente o artista plástico e como tornar possível o seu reconhecimento, legitimação e consagração no campo artístico e cultural. Ao longo deste estudo podemos observar que a palavra artista é usada para designar o pintor, cuja atividade específica consiste em produzir obras de arte mediante a utilização dos recursos técnicos, materiais e expressivos com que a pintura se identifica. Sob ponto de vista metodológico, partimos do princípio que embora o atelier seja um lugar de criação e espaço do artista, também se pode adaptar num acervo de obras documentadas e expostas ao longo do processo criativo, como são referenciados nos estudos de caso de artistas consagrados, Rembrant, Henri Matisse, Francis Bacon e Paula Rego em processos criativos dos seus ateliers. Nesta perspetiva, verifica-se que a plenitude do atelier é considerada como um testemunho da vida do artista, no que concerne à disposição das obras e objetos de forma caótica ou organizada das várias etapas do processo criativo. No âmbito deste tema podemos concluir que a contribuição no processo criativo resulta da realidade objetiva do artista, funcionando como espelho de criação e objeto de análise pela sociedade que o visita, atribuindo-lhe a dinâmica e o verdadeiro sentido cósmico da existência do atelier.
- Innovative graphic design for websites : Combining artificial intelligence and parametric designPublication . Wei, Liu; Kolisnyk, Oleksandra; IPCB. ESARTThe innovative technologies are used to provide the latest approach to creating graphic design projects. The aim of the study is to determine the impact of artificial intelligence (AI) and parametric design on innovative graphic design. The aim was achieved by employing SWOT analysis, Thurstone Scale, calculations of eligibility criterion, influence coefficient, root mean square error (RMSE). The research established that creating a website requires taking into account important parameters of graphic design. The set parameters are colour range (τ=1.18), texture (τ=1.15),geometric shapes (τ=1.21), abstract drawings (τ=1.20), visual communications (τ=0.90). The authors found that Designs.ai (2.5) and Adobe Sensei (2.23) may be the most effective AI applications for creating graphic design on a website. The applications have advantages because they facilitate the creation of individual design projects and are characterized by the possibility of using various innovative tools. The SWOT analysis established that the combination of AI and parametric design has a positive effect on the creation of graphic content for the website. The positive impact is associated primarily with the use of an automated approach (21%), the creation of individualized content (22%). The practical significance of the research consists in choosing the most favourable AI technologies for creating graphic design for the website. Research prospects may be identifying approaches to creating graphic design for a website and developing visual learning material.
- Video games to counter discrimination and disinformation : An educational approach to media literacyPublication . Oppedisano, Federico OrfeoIn recent years, discriminatory narratives linked to disinformation have fuelled hatred and prejudice, undermining social cohesion and increasing distrust in democratic institutions. These phenomena also affect young people, who are often ill-equipped to address them. As a result, educational policies on media literacy have been implemented, incorporating video games as a strategic tool to develop critical media competencies. Within this framework, this paper analyses the potential of video games as innovative tools in media literacy education and in countering discrimination and disinformation. The research examines 18 video games through four analytical dimensions: educational objectives, game mechanics, narrative strategies, and visual language. The findings reveal innovative patterns in educational game design and increasing sophistication in synthesising ludic and pedagogical elements, whilst also identifying critical issues such as technological obsolescence, the need for mediators, and the lack of systematic user feedback data, which limits comprehensive impact assessment.
- Research in design for the health emergency. Inclusive, personalized, and sustainable solutions for people wellnessPublication . Sbordone, Maria Antonietta; Amato, Ilenia Carmela; Martucci, Simone; IPCB. ESARTThe paper explores the research line on One Health, an innovative concept that, according to the World Health Organization (WHO, 2016), refers to "a state of complete physical, mental, and social well-being." This definition fits within a paradigm that goes beyond the mere absence of disease, embracing the complexity of environmental, physical, and psychological aspects. The WHO has indeed established a significant link between the environment and human health by introducing the concept of "Eco-Health" (WHO, Regional Office for Europe, 2016). In this context, the research project "Smart&Safe2. Design for Inclusive Smart Protection Systems (S2PI)" is situated. This project won a competitive funding call from the Campania Region (2022- 2023) in response to the emergency related to the Covid-19 pandemic. One Health provides the reference framework for the project, which aims to analyze and address the issues arising from the prolonged use of personal protective equipment (PPE), particularly face masks, focusing on the dermatological effects associated with them. The primary goal is to promote prevention, protection, and care strategies at the social level, aiming to address the emerging problems during the pandemic period.