CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
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Recent Submissions
- A literature review on “friction” as a method for reflection in design interventionsPublication . Benedetti, Andrea; Mauri, MicheleThe article proposes a literature review on how design could be a viable way to make users reflect when using design products in the larger context of data production through digital technologies. Design practitioners con-sider quickness, ease of use, and smoothness as hallmarks of good design that produces digital interfaces that do not disclose what is happening behind the surface, creating opaque situations in which users are not necessarily aware of the consequences of their actions. To reframe this approach to design, we explore the concept of “friction” as a lens to analyze existing definitions of this and related concepts in design and as a metaphorical design approach emerging from the literature. A “frictional” perspective could entail slow interaction with technology or the focus on designing effort in using user interfaces that produce data to dispel opaqueness in existing practices. Using Scopus as a proxy to inquire about the defined term, a corpus of relevant publications is analyzed to gather existing design approaches along with occurring instances of the word “friction” and how it has been used previously. To conclude, we introduce the concepts of “diegetic frictions” and “extra-diegetic frictions” as a possible taxonomy of design interventions that embody the initial intention outlined in the article.
- Desenvolvimento do pensamento crítico: questões de género no contexto da formação em artes no ensino superiorPublication . Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da; Bárrios, Jorge Manuel Garrido; Santos, Kátia Couto de Sá Sabino dosEste artigo pretende analisar o desenvolvimento do pensamento crítico sobre questões de género no contexto da formação no ensino superior, tomando como caso de estudo a proposta “Género(s)”, que visou a realização de um projeto transdisciplinar articulado entre as Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia IV (OATM IV) - módulos de Escultura e Arte Multimédia - e de Teoria da Arte, do 2º semestre do ano letivo de 2019/2020, promovendo a reflexão sobre a questão de género e o pensamento crítico dos estudantes de Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. No decorrer do processo, os professores assumiram um papel de facilitadores, criando um espaço livre de censura e constatando que os estudantes mobilizaram e desenvolveram o pensamento crítico em processos de investigação e criação artística em torno de estereótipos sobre questões de género. A imaginação de diferentes possibilidades de géneros levou a uma reflexão sobre os valores enquanto construções culturais e à consciência do agenciamento de cada um para os reinventar e contribuir para a mudança social. Deste modo, consideramos que a produção artística e/ou a interpretação de obras de arte estimulam o pensamento autónomo, capaz de lidar com situações novas, através da projeção de várias hipóteses alternativas. Concluímos, assim, que a educação artística é um espaço privilegiado para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, sem recorrer a ideias pré-concebidas, sendo por isso potencialmente apto a combater os estereótipos de classe, cultura ou género e, deste modo, contribuir para a criação de valores orientadores de uma ação socialmente justa
- O trabalho imaterial na obra de Jum NakaoPublication . Giuriatti, Larissa P.; Pinheiro, Olympio JoséO artigo traz a questão do valor do trabalho imaterial do design de moda através da performance A Costura do Invisível, de Jum Nakao (2004). Em uma relação entre a produção de moda (imaterial), um produto simbólico, intangível e que atende a um desejo, e a produção de roupa (material), um produto concreto e tangível, é configurado o produto de design de moda. No entanto, qual seria o valor da produção intelectual, imaterial, em um sistema tão efêmero? Este valor estaria associado apenas aos números de venda do produto concreto? Através de uma investigação descritiva e qualitativa sobre o trabalho imaterial presente na obra de Nakao, buscou-se solucionar estas questões e outras reflexões.
- Trajetória do design de interiores sob a perspectiva da profissionalização: uma revisãoPublication . Barbosa, Paula Glória; Safar, Giselle Hissa; Rezende, Edson José CarpinteroEmbora, nas últimas décadas, haja significativa mobilização do campo acadêmico do Design para ampliação dos conteúdos até então existentes, particularmente dos referentes à sua história, essa expansão ainda não contemplou, de modo satisfatório, a história do Design de Interiores em si. A literatura existente nem sempre é acessível em função da predominância das publicações estrangeiras, o que implica os naturais obstáculos referentes à língua e ao custo, e, mesmo se a ela se tem acesso, as publicações costumam se limitar a biografias de profissionais bem sucedidos ou à tradicional forma de narrar a trajetória do campo, como uma sucessão de estilos. Sem a pretensão de resolver o problema de modo definitivo, mas com o objetivo de contribuir para a facilitação do acesso e a ampliação das informações, o presente artigo se propôs a fazer uma revisão de literatura, adotando como recorte as transformações vivenciadas pela atividade em seu processo de profissionalização. Para tanto, fez-se indispensável compreender brevemente relevantes contextos históricos em que essa trajetória se deu, com destaque para a França nos séculos XVII e XVIII, a Inglaterra nos séculos XVIII e XIX e o contexto estadunidense do século XX. O artigo, portanto, resultante de demanda identificada pelos autores durante sua prática docente, procurou contribuir com um tema ainda pouco explorado, na expectativa de que futuros trabalhos deem continuidade a uma história que precisa e merece ser contada
- Restauro e conservação de obras de arte: implementação de soluções técnicas para a salvaguarda do património culturalPublication . Monteiro, IldaEste trabalho tem como objetivo o estudo na área da conservação e restauro de obras de arte, cujos fatores descritos ao longo do trabalho estão associados à degradação e à deterioração que podem ser provocados por causas físicas e ambientais. O objetivo principal do conservador funciona como modelo de avaliação na assistência a espaços museológicos e galerias com a implementação de soluções técnicas viáveis para a sua conservação e salvaguarda do património. O restaurador exerce a sua atividade profissional com especialização na área do restauro de obras de arte, desde a pintura, arte sacra, frescos, em múltiplos espaços museológicos, locais de culto quer públicos ou privados, para além de outros espaços potenciadores de arte. Contudo estes profissionais devem estar em permanente atualização face a novos métodos e técnicas, novos materiais, com recursos inovadores, assim como a existência de uma interdisciplinaridade e capacidade de trabalho especializado e organizado em grupo pelos responsáveis conservadores. Este processo resulta da segurança e preservação das coleções com determinadas condições ambientais, requisi ção de peritos e meios técnicos de avaliação.
- Joseph Kosuth e a ética enquanto mediadora entre o significado e o vazioPublication . Jorge, Pedro FonsecaJoseph Kosuth9s
- E-Music: uma harmonia (in)familiarPublication . Maeso, Benito Eduardo Araújo; Alexandre, Tarik VivanA música eletrônica (e-music) caracteriza-se pela produção de sonoridades sintetizadas a partir do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos e tem suas raízes nas mudanças de paradigmas estéticos e epistemológicos ocorridas durante o século XIX e XX, refletindo também, a crise representativa e ontológica dos objetos artísticos. A partir deste postulado, pode-se refletir sobre a produção da arte contemporânea e, principalmente, da música eletrônica sob duas chaves da estética e da subjetividade atuais: as imagens técnicas de Flusser e Benjamin e o infamiliar freudiano. Como os elementos que destacam a e-music enquanto gênero são a sua construção “em camadas” e a utilização de recursos experimentais e não-humanos, como o ruído e os samples, a soma de tais elementos seria capaz de provocar sensações de desconforto e, simultaneamente, evocar elementos familiares, remetendo aos debates que relacionam Estética, psicanálise e filosofia da técnica?
- Designing network visuaizations for genetic literary criticismPublication . Elli, Tommaso; Benedetti, Andrea; Pallacci, Valentina; Spadini, Elena; Mauri, MicheleWe present a research project aimed at de-signing a new visual model for the analysis and presentation of data of genetic criticism, an approach to the study of literature that inquires about the genesis of literary works. The project was carried out in collaboration between researchers in information design and literary scholars, in the context of the project «Gustave Roud.Œuvres completes». The introduced visual model builds on top of network graphs and introduces speci昀椀c visual features aimed at supporting analy-sis of genetic criticism. The design process involved three moments: (1) the gathering of information for the de昀椀nition of design requirements; (2) the phase of the prototyping of the visual model; (3) the production and evaluation of the 昀椀nal network visualizations. The presented process is rich in insights into the collaboration between design researchers and scholars involved in digital humanities
- Arte e saúde mental : a criatividade artística como intervenção terapêuticaPublication . Monteiro, IldaTherapeutic workshops that use artistic activities allow expressiveness, valuing creativity and ex-pressive fantasy, whose foundation focuses on the concept of creation, strengthening self-esteem and the expression of subjectivities. They are places intended for people with mental health proble-ms, so that they can be inspired and expressed through art, obtaining a new way of existence, relationships and language, with the support and specialized guidance of specialists in the area.The therapeutic work with artistic expressions favors the emotional, biopsychosocial recovery and social integration of these people, through the creative experience, preventing them from serving as a factor of social discrimination. In this sense, it appears that with this experience, the subjects develop their defenses, whether in the emotional or relational field, create life expectations and new skills, and from there achieve a mental ba-lance, as a personal fulfillment whether in the artistic sphere or in other areas. , as it is difficult to achieve “artist status”. This literature review study has as its main objective the inclusion of art in mental health and consequent improvement through artistic practice with the integration of art therapy, drawing as a therapeutic, creative and psychomotor form, art without prejudice inserted in a place to create “O MANICÓMIO”, the creation of an out-of-doors consultation in a public space at the “MAAT” providing the pa-tient with a direct encounter with art, taking into account the analysis of the pathology associated with the creativity and genius of some artists. As an integral part of this development process, an approach was highlighted regarding therapeutic evolutions through art in terms of mental health in order to stop the growing increase of these pathologies.KEYWORDSArt, mind, therapeutic intervention, creativity.
- Apoyo a la crítica literaria mediante la visualización de datos: cuatro guías de diseño para facilitar la colaboración interdisciplinarPublication . Elli, TommasoThe application of data visualization in the context of literary criticism opened promising research directions but may raise frictions due to the involvement of di昀昀erent traditions and approaches. Visualizations are commonly designed to promote a “view from nowhere” and appear objective, transparent, and factual. Literary criticism, instead, valorizes individual viewpoints and interpretations. The article presents an inquiry based on Action Research, Participant Observation, and Structured Interviews to explore and mitigate divergencies between core data visualization methodologies and literary criticism. After describing the identi昀椀ed divergencies, the article proposes four guidelines to orient designers’ work in creating visualizations in support of literary inquiries. The proposed guidelines are (1) embed situatedness, (2) ne-gotiate elusive concepts, (3) use overview as a companion, and (4) support thinking with visual manipulation.