CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 278
Results Per Page
Sort Options
- La imagen fotográfica y el artístaPublication . Silveira, Miguel Lopes daEste trabajo nace como resultado del análisis de la imagen fotográfica como representación del artista en el arte contemporáneo. Como parte de un estudio más amplio, plantea el entendimiento de la imagen fotográfica como medio potenciador de los valores individuales y de las cualidades de producción ficticia del artista en la actualidad, iniciado en el numen hacía el fenómeno. Revela la importancia de entender qué hay de verdad en la fotografía y qué pertenece a la verdad del artista, ya que en la auto-representación éste se siente mas atraído por la verdad que las nuevas herramientas digitales le ofrecen: ficción, mutación y apropiación.
- Os abobadamentos pétreos na arquitectura tardo-medieval do Ciclo Bracarense - a influência do Norte de Espanha (Burgos)Publication . Silva, Ricardo J. Nunes daO presente trabalho procura abordar a construção, a técnica e as respectivas influências existentes nas formas abobadadas da arquitectura tardo-medieval do ciclo de Braga e sua área circundante. O ponto de partida para esta análise recai, desde logo, nos construtores oriundos do Norte de Espanha, mais precisamente do ciclo Burgos que se fixam em Braga e na sua orla. Desse modo, podemos salientar que estes mestres foram fundamentais para a inovação das formas arquitectónicas, introduzindo uma torrente renovadora no modo de construir arquitectura, em especial as novas tipologias de abóbadas que, dessa maneira, introduziram no nosso território as mais perenes novidades conceptuais em voga pela Europa e, em especial, pelo território espanhol.
- Concepção de módulos de ensino aprendizagem em eLearning / bLearning - Novos paradigmas novos desafiosPublication . Silva, José Gago daA formação é uma fase de extrema importância na formação inicial e posteriormente na formação contínua, no mercado de trabalho. Devido às abrangências das TIC e por estas exigirem, cada vez mais, a par da aplicação das teorias da aprendizagem, novas possibilidades de comunicação, o designer de módulos de ensino aprendizagem assume cada vez mais destaque no processo.
- Música entre 0 e 1Publication . Guedes, CarlosO presente texto pretende, de uma forma resumida, e consequentemente não exaustiva, dar ao leitor uma perspectiva sobre o que é a digitalização do som e sobre as possibildades oferecidas por essa forma de representação sonora nos dias de hoje. Após uma breve descrição do processo de digitalização, será feita uma descrição das novas possibilidades que se abrem para análise e manipulação do som, assim como das vantagens na representação digital do som em projectos artísticos interdisciplinares servindo como veículo de interactividade entre as artes digitais.
- O processo de criação como evocação de memóriasPublication . Romãozinho, MónicaQuantas imagens e palavras "consumimos" por segundo? Quantas imagens e palavras dissecamos sob o ponto de vista do (s) seu(s) significado(s)? Os media expelem velozmente a informação, transmitindo-nos fragmentos sucessivos de objectos construídos ou produzidos virtualmente. Absorvemos uma quantidade tal de informação, que frequentemente, acabamos por não conseguir reduzi-la de modo crítico ao essencial e a nossa base de dados projectual aumenta em quantidade mas desordenadamente, caoticamente. Desenvolvemos cada vez mais memórias curtas em detrimento das chamadas memórias definitivas. O processo de selecção e exclusão, essencial para a construção da nossa memória, fragiliza o nosso imaginário a ela associado. Perante a complexidade do tema, limito-me a um pequeno conjunto de reflexões sobre a importância do design, da arquitectura e do lugar na história da memória, sobre o papel do desenho como instrumento de difusão ou evocação e sobre as referências ou modelos que preenchem o nosso imaginário e que se difundem com intensidade, marcando a história do construído e do efémero. No fundo, este texto tem como objectivo fundamental desmantelar os mecanismos da criação, exploração e concepção, para compreender o processo de criação e, consequentemente, interpretar as obras que dele resultam.
- The program in electronic music composition and musical production at the School of the Arts of the Polytechnic Institute of Castelo BrancoPublication . Guedes, Carlos; Dias, RuiThis paper presents the program in electronic music composition and musical production at the School of the Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco (http://www.esart.ipcb.pt). This study program offers a 1st cycle degree and is functioning since the academic year of 2005/2006. At the conference, we will present the curriculum of the program, some recent work by the students, and the next phase in the program development, which includes making contacts with people and institutions to further develop the program through ERASMUS exchanges of faculty and students, hiring of new faculty members, and eventual creation of an European partnership for a 2nd cycle degree. Keywords: New academic programs in electronic music, electronic music, musical production, multimedia.
- Tipografia : estrutura e conceitos digitaisPublication . Marques, Tiago Navarro SantosDepois do processo óptico da fotocomposição ter dominado o século XX, afunilámos para a era digital. Com ela, também a aplicação tipográfica se foi reconstruindo. Rodríguez[1] faz a passagem entre as duas plataformas, tendo sempre em comum a base de toda a construção tipográfica, a caligrafia. Apesar de ainda muito por desvendar, pretende-se com o presente artigo expor as diferentes linguagens tipográficas aplicadas ao processo digital, assim como descrever os vários conceitos inerentes ao mesmo.
- Offenbach em Lisboa no ano de 1868: a recepção na imprensa lisboetaPublication . Pinho, José FranciscoEste artigo mostra como a imprensa lisboeta de 1868 recepciona o teatro musical de Jacques Offenbach. E pretende mostrar, sobretudo, que a apresentação de obras do compositor se torna naturalmente numa crítica às relações de comunicação que dominavam o teatro na capital.
- Para lá da técnica: delimitar fronteiras entre componentes indissociáveis da execução instrumentalPublication . Tender, LuísaO termo “técnica” tem sido usado, ao longo dos tempos, com diferentes significados e em contextos vários, entre os quais o da execução musical instrumental. Ao observar a diversidade de acepções já atribuídas ao vocábulo no campo da performance de obras musicais instrumentais, apercebemo-nos da falta de consenso que persiste quanto (1) à compreensão do seu significado neste contexto particular; (2) à identificação das componentes da execução instrumental que excedem os limites da técnica. O presente texto pretende sugerir possibilidades de resposta a estas duas questões, sem ambicionar explorá-las exaustivamente. É ilustrado com referências a alguns dos inúmeros autores que, no passado, se debruçaram sobre a questão da técnica e sobre outras com esta relacionadas, pretendendo incorporar algumas das suas ideias numa perspectiva pessoal do autor.
- Problemática da oferta de competências no Ensino Superior vs Dificuldades sentidas pelos profissionais no desempenho da sua actividadePublication . Gomes, Alexandra CruchinhoA transição para uma sociedade sustentável requer um longo e complexo processo de aprendizagem colectiva. O processo em cada actor social exige práticas com regras, assume novas responsabilidades e adquire relativamente novas capacidades. Este artigo envolve a educação/formação de um sector particular que será responsável pelo desenvolvimento de produtos – Designer. A chave da questão reflectida por educadores de designers e explorada neste artigo é: o que deve ser mudado nas capacidades técnicas e criativas do designer para que este possa estar pronto e habilitado para fazer frente às mudanças exigidas numa sociedade cada vez mais desejosa de novos produtos, de produtos de inovação? Como se pode contribuir ao nível da formação de designers para que os mesmos possam adquirir as competências necessárias para dar resposta às constantes necessidades do meio empresarial?