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O processo de criação como evocação de memórias

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Abstract(s)

Quantas imagens e palavras "consumimos" por segundo? Quantas imagens e palavras dissecamos sob o ponto de vista do (s) seu(s) significado(s)? Os media expelem velozmente a informação, transmitindo-nos fragmentos sucessivos de objectos construídos ou produzidos virtualmente. Absorvemos uma quantidade tal de informação, que frequentemente, acabamos por não conseguir reduzi-la de modo crítico ao essencial e a nossa base de dados projectual aumenta em quantidade mas desordenadamente, caoticamente. Desenvolvemos cada vez mais memórias curtas em detrimento das chamadas memórias definitivas. O processo de selecção e exclusão, essencial para a construção da nossa memória, fragiliza o nosso imaginário a ela associado. Perante a complexidade do tema, limito-me a um pequeno conjunto de reflexões sobre a importância do design, da arquitectura e do lugar na história da memória, sobre o papel do desenho como instrumento de difusão ou evocação e sobre as referências ou modelos que preenchem o nosso imaginário e que se difundem com intensidade, marcando a história do construído e do efémero. No fundo, este texto tem como objectivo fundamental desmantelar os mecanismos da criação, exploração e concepção, para compreender o processo de criação e, consequentemente, interpretar as obras que dele resultam.

Description

Keywords

Processo criativo Memória

Citation

ROMÃOZINHO, M. (2008) - O processo de criação como evocação de memórias. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º1.

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IPCB.ESART

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