CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
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- 1 Question 10 answers. An exercise to examine methods of non-fiction story-making and processes of interpretationPublication . Bertolotti, Elisa; Serbanescu, Anca'1 pergunta 10 respostas' é um exercício didáctico, concebido para investigar a noção de interpretação na concepção da comunicação, e para reflectir sobre questões que surgem na criação de narrativas de não-ficção. Em particular, esta investigação analisa a relação entre o entrevistador e o entrevistado, bem como os dispositivos poéticos de recolha, tabulação e repetição na narração de histórias. Os exercícios discutidos neste projecto foram aplicados em vários contextos educativos: inicialmente a partir de 2017-2019 no módulo de Tipografia do BA em Design na Universidade da Madeira (Madeira, Portugal), e posteriormente em Fevereiro de 2021 durante um workshop intensivo com alunos de MA em Comunicação na Escola de Design do Politécnico de Milão (Milão, Itália).O exercício consistiu em colocar uma pergunta a dez pessoas e recolher as suas respostas narrativas, antes de explorar a forma como estas poderiam ser interpretadas como textos e traduzidas em artefactos. Os resultados produzidos pelos estudantes da Universidade da Madeira foram pequenos livros, enquanto os estudantes do Politecnico di Milano inventaram sistemas de comunicação dentro de vários tipos diferentes de meios de comunicação. Este artigo discute "as regras do jogo" aplicadas durante os exercícios, descreve o processo de aprendizagem, e analisa vários trabalhos realizados pelos estudantes, reflectindo sobre o delicado equilíbrio que existe entre um trabalho de interpretação e os processos de diálogo e de escuta activa.
- 1927-2017, 90 anos depois, a materialidade gráfica da Revista Presença : uma investigação com contributo histórico para o design gráfico portuguêsPublication . Serejo, CristianaO interesse, a curiosidade e a pesquisa pessoal em torno do modernismo português, em particular da revista Presença, levaram a concluir pela existência de uma lacuna ao nível do que se sabe sobre a relação entre as escolhas e decisões gráficas e o ideário modernista. Com este artigo pretende-se apresentar o essencial uma investigação de doutoramento que definiu, entre outros objetivos, o de contribuir para a história da revista Presençana perspectiva específica da área do design gráfico. Pela descoberta e clarificação de aspetos do grafismo e da expressão da tipografia foi possível evidenciar, também nesta área e a par dos conteúdos literários, artisticos e ideológicos, os fatores que permitem tê-la como exemplo do modernismo português. Na investigação apresentada, partindo do pressuposto que as capacidades compostivas e semânticas dos caracteres móveis desta revista são uma das bases da sua materialidade, procurou-se mostrar que o modo como foram utilizados, para além de visar a enfatização e o reforço dos conteúdos escritos, se constitui como uma espécie de 'narrativa paralela' de idêntico sinal estético. Em sequência, pretendeu-se também evidenciar o modernismo da revista a partir da análise crítica e interdisciplinar do seu tratamento gráfico e tipográfico. O objeto e os objetivos de investigação levaram à adoção de uma metodologia geral de estudo de caso (centrado exclusivamente na revista Presença, embora com incursões noutras revistas da época no sentido de encontrar as semelhanças e as diferenças que a confirmam como um dos exemplos do modernismo português), numa abordagem qualitativa de caráter heurístico (dada a inexistência de estudos ou de artigos sobre os aspectos gráficos caracterizadores da Presença, foi necessária a adopção de meios de procura e descoberta de informações, todas elas bastante dispersas como, por exemplo, correspondência entre os responsáveis e com os técnicos de impressão, conversas e entrevistas com antigos trabalhadores das oficinas gráficas, análise dos tipos de letras…), que se aproxima das preocupações filosóficas sistémicas (entendeu-se que qualquer análise, em qualquer âmbito, deveria ter como suporte todo o conjunto definidor do sistema global onde a Presença estava inserida - política e historicamente, económica e financeiramente, humana e culturalmente… - para que qualquer conclusão pudesse ter um sentido compreensível em termos mais globais e profundos do que aqueles que, por norma, oferecem as abordagens mais lineares). Para além da ulização metodologias mistas de investigação histórica em casos especificamente documentais, no âmbito geral da recolha e da análise de dados, procedeu-se à operacionalização do modelo de análise criado para organizar e relacionar a constelação dos conceitos base, cujo design se baseia na teoria da forma de Kandinsky(Bauhaus) e se configura como um diagrama multidimensional. Assim, num processo de retroalimentação das várias partes do estudo, este mesmo modelo serviu tanto ao desenvolvimento conceptual do trabalho como de guia na análise da materialidade gráfica da Presença, realçando-se o seu potencial para se adaptar à análise de outros objetos gráficos.
- Os abobadamentos pétreos na arquitectura tardo-medieval do Ciclo Bracarense - a influência do Norte de Espanha (Burgos)Publication . Silva, Ricardo J. Nunes daO presente trabalho procura abordar a construção, a técnica e as respectivas influências existentes nas formas abobadadas da arquitectura tardo-medieval do ciclo de Braga e sua área circundante. O ponto de partida para esta análise recai, desde logo, nos construtores oriundos do Norte de Espanha, mais precisamente do ciclo Burgos que se fixam em Braga e na sua orla. Desse modo, podemos salientar que estes mestres foram fundamentais para a inovação das formas arquitectónicas, introduzindo uma torrente renovadora no modo de construir arquitectura, em especial as novas tipologias de abóbadas que, dessa maneira, introduziram no nosso território as mais perenes novidades conceptuais em voga pela Europa e, em especial, pelo território espanhol.
- Amenities como estratégia de marca e encantamento de clientesPublication . Silva, Miriam Rayane; Dias, Maria Carolina Cavalcante; Ferreira, Lissa Valéria FernandesOs amenities, produtos de higiene pessoal dis-ponibilizados aos hóspedes pelos estabeleci-mentos de hospedagens, se apresentam como elementos potenciais para gerar valor agrega-do, cativar, encantar e fidelizar os hóspedes e para dar maior visibilidade para as marcas dos meios de hospedagem. Neste contexto, o presente trabalho analisa, em duas etapas, os produtos de higiene pessoal ofertados pelos hotéis localizados na Via Costeira na cidade Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram identificados quais produtos são oferecidos e seus os atributos diferenciadores e, em seguida, a avaliação de qualidade a partir da percepção de especialistas e um comparativo entre os produtos utilizados pelos hotéis pesquisados, a fim de discutir as possíveis contribuições que estes produtos fornecem às respectivas marcas hoteleiras. O estudo adotou abordagem me-todológica qualitativa, descritivo-exploratória, e utilizou a técnica “teste cego” para a coleta, e a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Diante dos resultados obtidos, onclui--se que os amenities oferecidos pela maioria dos hotéis da Via Costeira não apresentam diferenciais significativos, revelando a neces-sidade da melhoria da sua qualidade e do seu uso como estratégia de marca e encantamento de clientes pelos hotéis pesquisados
- An evocative and taste experience in food designPublication . Veneziano, Rosanna; Carlomagno, MichelaABSTRACT : Our research explores new perspectives of food design through a multidisciplinary and collaborative process that interprets the concept of conviviality by providing an experience of interaction with food focusingon narrative and evocative components that become tools of territorial valorization, of resources and know-how. Many designers investigated food design topic by attributing a esthetic and formal values and critical and speculative elements to the food. The work aims to explore the expressive and functional levels of food, implementing its “emotional features” and consolidating the connection between senses and behaviour. The main results obtained are the development and test of narrative and taste tools, generated by the collaboration with a starry chef and users, to create a dining experience linked with territorial identities and memories, exploring new interactions.
- Análise da distribuição dos ECTS por áreas científicas e relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudantes dos cursos de designPublication . Raposo, FernandoNo presente estudo, procurar-se-á compreender de que forma as instituições de ensino superior contabilizam a carga total de trabalho do estudante (horas de contacto e horas de trabalho autónomo) por unidade curricular, tendo em conta o tipo de ensino (teórico, teórico-prático, prático, projecto, …). Para efeitos do presente estudo foram seleccionados os cursos de artes da imagem, design de moda e têxtil e design de interiores e equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), os cursos de design de comunicação, design de moda e design de interiores da Faculdade de Design de Politécnico de Milão (Itália) e os c ursos de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Academia de Belas Artes de Brera (Itália). Em termos de instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a análise documental, com particular atenção para os diplomas legais, guias de cursos, propostas de criação e de adequação a Bolonha, planos de estudos e programa das unidades curriculares. Refira-se que a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, procedeu à adequação dos seus cursos a Bolonha em 2006, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008 e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa adequou os seus cursos a Bolonha em 2007, os quais entraram em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. Em Itália, a reforma do sistema de ensino superior, de acordo com as orientações de Bolonha, foi implementada a partir do ano lectivo de 2001/2002.
- Análise da relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudante, por tipo de ensino, na configuração do ECTS dos cursos de artes visuaisPublication . Raposo, FernandoNo presente estudo, procurar-se-á compreender de que forma as instituições de ensino superior contabilizam a carga total de trabalho do estudante (horas de contacto e horas de trabalho autónomo) por unidade curricular, tendo em conta o tipo de ensino (teórico, teórico-prático, prático, projecto, …). Para efeitos do presente estudo foram seleccionados os cursos de artes da imagem, design de moda e têxtil e design de interiores e equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), os cursos de design de comunicação, design de moda e design de interiores da Faculdade de Design de Politécnico de Milão (Itália) e os c ursos de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Academia de Belas Artes de Brera (Itália). Em termos de instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a análise documental, com particular atenção para os diplomas legais, guias de cursos, propostas de criação e de adequação a Bolonha, planos de estudos e programa das unidades curriculares. Refira-se que a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, procedeu à adequação dos seus cursos a Bolonha em 2006, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008 e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa adequou os seus cursos a Bolonha em 2007, os quais entraram em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. Em Itália, a reforma do sistema de ensino superior, de acordo com as orientações de Bolonha, foi implementada a partir do ano lectivo de 2001/2002.
- Análise semiótica dos elementos da marca "Floripa Inteligente"Publication . Tarachucky, Laryssa; Sousa, Richard Perassi; Gomez, Luiz Ribas; Menegazzi, Douglas LuizUma marca de cidade é um instrumento que faz uso de elementos gráfico-expressivos para simbolizar situações vividas em determinado lugar ou então representar o estabelecimento de diretrizes adotadas para sua promoção e desenvolvimento. O presente artigo traz uma leitura semióca da marca “Floripa Inteligente” como representação gráfica de um projeto de city branding desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional – LOGO/UFSC. Focase na apresentação da base teórica aplicada ao desenvolvimento da marca citada tendo em vista a comunicação de um pensamento e gestão de Florianópolis como smart city como eixo de construção de suas representações gráficas.
- Uma análise sobre a relação entre sustentabilidade e históriaPublication . Monteiro, Cláudia Cirineo; Mariani, BeatrizEste trabalho visa analisar, por meio de um apanhado histórico, quais fatos contribuíram para que a situação atual do planeta exigisse ações sustentáveis. A ideia é que o conhecimento dos bastidores históricos possa ser útil para a compreensão real do que é sustentabilidade a fim de que esta possa ser aplicada corretamente. Assim, assume-se que a Reforma Protestante e, consequentemente, a liberdade para obter riquezas por meio do trabalho, assim como a posterior revolução industrial, e, ainda, a preocupação exclusivamente econômica nesses dois momentos da história, foram de grande contribuição para que questões ambientais fossem esquecidas naqueles momentos e ao longo dos séculos.
- Apoyo a la crítica literaria mediante la visualización de datos: cuatro guías de diseño para facilitar la colaboración interdisciplinarPublication . Elli, TommasoThe application of data visualization in the context of literary criticism opened promising research directions but may raise frictions due to the involvement of di昀昀erent traditions and approaches. Visualizations are commonly designed to promote a “view from nowhere” and appear objective, transparent, and factual. Literary criticism, instead, valorizes individual viewpoints and interpretations. The article presents an inquiry based on Action Research, Participant Observation, and Structured Interviews to explore and mitigate divergencies between core data visualization methodologies and literary criticism. After describing the identi昀椀ed divergencies, the article proposes four guidelines to orient designers’ work in creating visualizations in support of literary inquiries. The proposed guidelines are (1) embed situatedness, (2) ne-gotiate elusive concepts, (3) use overview as a companion, and (4) support thinking with visual manipulation.