Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percepção dos alunos sobre o ensino de Química. Uma análise no Sistema Educativo Angolano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
XVactas-Percepção .pdf410.75 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tendo em conta a trajectória histórica no ensino da química em Angola, observam-se alguns problemas cuja solução passa pela qualificação dos professores nas práticas de ensino. Assim, um dos aspectos considerados é a percepção dos alunos sobre estratégias, planeamento e acção de ensino. A hipótese é que professores experts apresentam um Conhecimento didáctico valorizador de pedagogias mais activas, promotoras da aprendizagem dos alunos partindo de problemáticas ligadas ao quotidiano e resultados de aprendizagem com melhor qualidade. A pesquisa apresenta cariz exploratório interpretativo, um estudo multicaso de 32 professores, e respectivos alunos, divididos em expets e de controlo, envolvidos no ensino da Química na 7ª classe. A abordagem quantitativa dos resultados foi processada através de análise estatística dos dados recolhidos com Questionário, aos alunos. Genericamente, os alunos do grupo de experts revelam um ensino mais consistente.

Description

Keywords

Percepção Ensino Química

Pedagogical Context

Citation

BACA, Laurinda ; ONOFRE, Marcos ; PAIXÃO, Fátima (2010) - Percepção dos alunos sobre o ensino de Química. Uma análise no Sistema Educativo Angolano. In XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília (Brasil), 21-24 de Junho. CD-ROM ISBN 2179-5355. Actas. p. 1-11.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Química da Universidade de Brasília

CC License