| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 556.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As sociedades democráticas integram no seu seio as questões da multuculturalidade e interculturalidade. Há diversas correntes ou enfoques que intentam dar resposta a esses fenómenos, partindo de pressupostos antropológicos, filosóficos, psicológicos, sociais, linguísticos, políticos e, principalmente pedagógicos de formação do cidadão europeu e universal. Nesse leque da educação intercultural integram-se politicas, ações e modelos educativos e culturais diversos, que incidem na concepção da diversidade e pluralidade cultural existente e na organização escolar. Cada projecto intercultural tem na prática, programas, ações e experiências enriquecedoras que desenvolvem um ambiente e cultura escolar, desde o curriculo, promovendo a formação da cidadania na sociedade plural. O autor tem o objectivo de refletir desde a pedagogia intercultural e da educação intercultural na escola, de modo a propor um programa de educação intercultural, que eduque atitudes interculturais, a partir das aprendizagens diversificadas.
Description
Keywords
Interculturalidade Programa educação intercultural Multiculturalidade Pedagogia intercultural Escola cultural Pluralidade Currículo intercultural
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2002) - Programa de educação intercultural na escola. Aprender. ISSN 0871-1267. Nº 26, p. 96-107.
Publisher
Escola Superior de Educação de Portalegre
