ESECB - Artigos em revistas técnicas
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Recent Submissions
- SPRINT - Centro de Investigação e Inovação em Desporto e Atividade Física e SaúdePublication . Petrica, JoãoSPRINT - Centro de Investigação e Inovação em Desporto e Atividade Física e Saúde.
- Desafios no digital para uma Educação a Distância : «outros tempos outras oportunidades formativas!»Publication . Gil, HenriqueO artigo apresenta uma resenha histórica das ofertas a distância até às plataformas digitais de e-Learning. Neste contexto, são apresentadas as vantagens, potencialidades e limitações desta modalidade de ensino. Na parte final é apresentada a experiência do IPCB na oferta formativa a distância, no âmbito do protocolo entre o IPCB e a UAberta.
- Inglês no ensino superior : oportunidade e necessidadePublication . Morgado, MargaridaHaverá muitos que se interrogam sobre a recente medida tomada pelo Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco de integração nos planos de estudos do instituto de uma unidade curricular obrigatória de língua estrangeira (por exemplo, inglês) num dos semestres de cada curso de 1º ciclo (licenciatura). Será que os alunos não chegam ao ensino superior com as competências necessárias (de inglês) para estudar e trabalhar? Se não as trazem, será que é mesmo importante possuir essas competências? Estas são algumas das perguntas que se ouvem na comunidade académica e que enquadram uma problemática mais vasta que procurarei abordar de forma simples: o lugar das línguas estrangeiras – e em particular do inglês – no ensino superior: para que serve, como se desenvolve e os desafios ou oportunidades que apresenta na actualidade.
- Poliempreende : um património e legado do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Santos, Domingos; Caseiro, NunoA promoção do empreendedorismo penetrou as agendas políticas ao diversos níveis, desde o europeu, onde a Comissão Europeia, fez dele um dos principais vectores de reforço da competitividade, até ao nacional e local, onde se vêm afirmando, cada vez mais, políticas que visam premiar a iniciativa empresarial, a inovação e a criação de riqueza. Não existe debate onde não seja aventado quase como panaceia para resolver os problemas estruturais de desenvolvimento, os agentes empresariais usam-no profusamente e os políticos parecem adoptá-lo como emblema dos seus discursos e dos seus programas eleitorais. O interesse pelo empreendedorismo tem conhecido uma verdadeira explosão nos últimos anos. A sua importância no campo da dinamização socioeconómica e da criação de novas fileiras de actividades tornou-se inquestionável.
- "Quem mais conhece melhor ama" (Paracelso)Publication . Lemos, Valter"Quem mais conhece melhor ama" (Paracelso).
- A passagem da WEB 1.0 para a WEb 2.0 e… WEB 3.0 : potenciais consequências para uma «humanização» em contexto educativoPublication . Gil, HenriqueO artigo pretende apresentar a evolução da web e as suas potencialidades para o contexto educativo. Tendo em conta a controvérsia relacionada com a possibilidade das novas ferramentas digitais da web social poderem, ao mesmo tempo, incrementar as relações interpessoais podem fomentar a diminuição dessas relações presenciais. Neste contexto, faz-se uma abordagem onde se equaciona a pouca utilização em contexto educativo, numa realidade em que imperam os nativos digitais.
- Pedagogical changes towards the implementation of the Bologna Process: indicators’ structure of measurementPublication . Ferreira, Ana Vaz; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Sapeta, PaulaThe transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.
- Actualidade de José Régio : José Régio e a literatura tradicionalPublication . Pires, NatividadeNeste artigo abordam-se textos de José Régio de vários géneros literários, onde se manifesta a presença da uma cultura ancestral cujas origens e vivências se perdem no tempo e que Régio absorve, reacende e reconverte filosoficamente. Problematiza-se esta dimensão da sua obra na relação que se estabelece, por um lado, com a valorização da cultura popular e rural pelo Estado Novo e, por outro lado, numa perspectiva diferente, com a valorização feita pelo movimento Neo-Realista. Sem ignorar a vertente política e ideológica, o que se destaca, no entanto, em Régio, é o recurso a estas referências culturais por razões simbólicas de carácter existencial e afectivo.
- Movimento de integração escolar em Portugal : da reforma de Veiga Simão à Lei de bases do sistema educativoPublication . Mesquita, HelenaO artigo tem como objectivo realçar a importância da Reforma Veiga Simão (Lei Nº 5/73) na evolução do atendimento de crianças com necessidades educativas especiais nas estruturas regulares de ensino e consequente legislação até à publicação da Lei de Bases do sistema Educativo. A evolução da integração escolar em Portugal pode ser analisada em função de diferentes marcos legislativos internos que alteraram profundamente a política educativa da educação de crianças com necessidades educativas especiais, sendo esta reforma um desses marcos, que embora não tenha sido totalmente aplicada devido às transformações políticas ocorridas com o 25 de Abril de 1974), lançou as bases para se iniciar um processo de transformação e modernização da Educação Especial em Portugal.
- Os professores e as necessidades educativas especiaisPublication . Mesquita, HelenaO artigo tem como objectivo realçar a importância da necessidade de inclusão de conteúdos temáticos sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE) nos cursos de formação inicial de professores. A educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem sofrido significativas alterações no decurso dos últimos anos. A partir da década de 70 as mudanças em Educação Especial direcionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com NEE na escola regular, aproximando-se esta do conceito de escola inclusiva. Neste processo, o professor do ensino regular tem um papel importante, na medida em que se irá deparar; cada vez mais; com crianças com necessidades na sua sala de aula, o que o levará também, a confrontar-se com metodologias diversificadas, novas técnicas de trabalho e diferentes estratégias. Sendo assim, o professor tem que estar consciente do seu papel e da sua função educativa. O sistema, por seu lado, deve proporcionar aos futuros professores, logo na sua formação inicial, uma sensibilização às questões específicas das necessidades educativas especiais, para que estes possam cumprir com eficácia o seu desempenho profissional. Logo, a formação de professores não pode assentar tão somente em cursos de especialização. Urge também que nos cursos de formação inicial esta problemática seja incluída nos curricula, de forma a que se confira aos professores em perspectiva as competências necessárias à melhoria da sua prática docente diária (BENARD DA COSTA, 1981). Para se operacionalizar os aspectos referidos, há que apostar numa política e num plano claros ao nível da formação inicial de professores. Apesar de existirem diversas recomendações nacionais e da União Europeia, sobre a inclusão de conteúdos sobre esta temática nos cursos dos futuros professores, quer a Portaria nº 1141-D/95, de 15 de Setembro (entretanto revogada), quer o Projecto de Portaria – Habilitações para a Docência e Estrutura dos Quadros das Escolas, de 29 de Agosto de 1996, não faziam referência explícita à existência de uma disciplina com tais características. Daí que, face à importância dos aspectos enunciados, se apresentem algumas recomendações/sugestões para alterações curriculares, no sentido de proporcionar a melhoria do conhecimento das NEE junto dos futuros professores.