ESECB - Artigos em revistas técnicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Artigos em revistas técnicas by Title
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- A ação educativa do P.e Américo como educador de RuaPublication . Martins, Ernesto CandeiasPadre Américo, com a sua Obra da Rua, criada na década de 40 do século passado, interviu ações socioeducativas e regeneradoras dos comportamentos desviantes de muitas crianças da rua. No âmbito da história da Educação social e Pedagogia Social portuguesa aquele educador do social foi também um “educador de rua” ao realizar as suas intervenções em meio aberto onde as crianças marginalizadas andavam ao “Deus-dará”, tendo-lhe dado acolhimento e educação para a vida. O autor explica, desde o significado conceptual de educador social e de “rua” as ações realizadas pelo Pe Américo em prole das crianças abandonadas desamparadas vadias e pobres que percorriam as ruas das grandes cidades. A todas elas deu-lhe um lugar para se educar para a vida: as casas do gaiato, onde se designa por “gaiato”.
- Actualidade de José Régio : José Régio e a literatura tradicionalPublication . Pires, NatividadeNeste artigo abordam-se textos de José Régio de vários géneros literários, onde se manifesta a presença da uma cultura ancestral cujas origens e vivências se perdem no tempo e que Régio absorve, reacende e reconverte filosoficamente. Problematiza-se esta dimensão da sua obra na relação que se estabelece, por um lado, com a valorização da cultura popular e rural pelo Estado Novo e, por outro lado, numa perspectiva diferente, com a valorização feita pelo movimento Neo-Realista. Sem ignorar a vertente política e ideológica, o que se destaca, no entanto, em Régio, é o recurso a estas referências culturais por razões simbólicas de carácter existencial e afectivo.
- A atenção nas aulas de educação físicaPublication . Petrica, João; Pacheco, Bruno Miguel Ribeiro; Velez, João Luís MeiraO principal objectivo deste estudo, é pesquisar o nível de atenção de alunos do 5º e 6º ano nas aulas de Educação Física e constatar se existem diferenças significativas entre eles. Para tal, elaborámos um questionário, colocado a uma amostra, em diferentes momentos da aula. Desse questionário, retirámos os dados, que posteriormente foram sujeitos a análise. Dessa análise pudemos retirar as principais conclusões.
- Autonomia e gestão democrática das escolas portuguesas no contexto da descentralizaçãoPublication . Martins, Ernesto CandeiasO autor analisa no âmbito da descentralização e territorialização educativa, os princípios de estruturação e da autonomia dos centros escolares portugueses. A escola é uma unidade organizacional sistémica dentro do sistema educativo, constituindo-se numa organização de serviços de interesse público que exige responsabilidade aos actores sociais. No texto destaca-se a importância das parcerias na política educativa local e a relação «escola – comunidade educativa». A intervenção do poder local na educação processa-se numa perspectiva instrumental orientada para o desenvolvimento e a coesão social. Os municípios são os responsáveis pelo ensino básico português e os professores valorizam positivamente esta relação da escola com o poder local, pois possibilita a promoção da qualidade da educação. Com esta relação entre escola e poder local promove-se uma interacção participativa, com uma gestão democrática escolar, com dinâmicas educativas a nível local, lógicas, de acção e racionalização.
- Bica escaldada : uma reflexão sobre o fragmento a propósito das crónicas de Alice VieiraPublication . Pires, NatividadeEste artigo aborda o conceito de fragmento a propósito das crónicas jornalísticas. Analisa em particular a colectânea de crónicas de Alice Vieira Bica Escalada, publicada em 2004, e problematiza o estatuto fragmentário ou não destas crónicas, quando republicadas numa colectânea. A intertextualidade entre estes e a obra ficcional de Alice Vieira contribui também para uma rede de relações subjectivas e memoriais complexas.
- Brilho e sombra em Matilde Rosa AraújoPublication . Pires, NatividadeA obra de Matilde Rosa Araújo, abrangendo vários géneros literários, transmite sempre uma oscilação entre felicidade e melancolia que neste artigo metaforicamente designamos de “Luz” e “Sombra”. Percorrendo três obras distanciadas entre si no tempo de criação, O Palhaço Verde, As Fadas Verdes e O Capuchinho Cinzento, este artigo ilustra essa dicotomia na produção literária desta autora.
- Cultura(s), identidade(s) e desenvolvimento numa pedagogia de proximidadePublication . Martins, Ernesto CandeiasNa sociedade actual dá-se muita atenção à abordagem dos problemas sociais, culturais, educativos e de desenvolvimento económico e social ao nível comunitário (comunidade territorial, comunidade local e/ou regional). Sabemos que a comunidade é a tradição mais viva na organização social. De facto, a tradição comunitária está destinada a perpectuar o modo de produção e de vida (relações de convivência) apoiada em valores, tais como a solidariedade, a igualdade de direitos, a cooperação e a participação colectiva. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção. O autor trata de analisar os conceitos que estabelecem uma interacção dinâmica, como são o de ‘identidade’, cultura’, ‘comunidade’, aprofundando o papel, as relações e as relações e as colaborações das autarquias e das instituições sociais com outros agentes comunitários no desenvolvimento (local) e inovação, com o tecido empresarial e com as políticas sociais e culturais. Hoje em dia não tem sido objecto de investigações os aspectos determinantes do desenvolvimento, incluindo a vertente tecnológica, de modo a dar ao progresso e à identidade das comunidades territoriais locais ou regionais.
- Desafios no digital para uma Educação a Distância : «outros tempos outras oportunidades formativas!»Publication . Gil, HenriqueO artigo apresenta uma resenha histórica das ofertas a distância até às plataformas digitais de e-Learning. Neste contexto, são apresentadas as vantagens, potencialidades e limitações desta modalidade de ensino. Na parte final é apresentada a experiência do IPCB na oferta formativa a distância, no âmbito do protocolo entre o IPCB e a UAberta.
- O desenvolvimento moral e a educação ambientalPublication . Martins, Ernesto CandeiasA Psicologia Evolutiva permite-nos conhecer as etapas do desenvolvimento do ser humano, as estruturas cognitivas e afectivas, as progressivas aquisições, etc., ajudando-nos a estudar o desenvolvimento moral (juízo moral, sentimentos morais e a consciência moral) e os seus factores evolutivos. Nesta dimensão moral incluímos a “educação ambiental” como um dos conhecimentos importantes à evolução e desenvolvimento da consciência moral ao nível prático. O educador ambiental (como todo o educador) deve possuir um conhecimento mínimo das etapas do desenvolvimento moral ao longo dos quais aparecem os “universais” morais: sentido de justiça, cooperação, solidariedade, participação, etc., temáticas vinculadas de modo integral sobre o meio ambiente. Vejamos três pontos básicos sobre esta relação: perspectiva cognitiva; a perspectiva Koklberg; e responsabilidade moral.
- Desenvolvimento, educação e assistência social no salazarismoPublication . Martins, Ernesto CandeiasO estudo analisa historiograficamente as políticas educativas, sociais e assistenciais ao longo do Estado Novo salazarista e marcelismo (1930-1974). Pretendemos verificar o impacto das medidas de política assistencial e social e, ainda, as reformas educativas (discurso normativo) referentes ao ensino, como meios para se impor o desenvolvimento tecnocrático português e as suas consequências. A instauração de políticas e reformas de ensino (e de assistência social) tiveram muitas dificuldades de implementação, já que as reformas eram mais de origem urbana e refletiam essa mentalidade, sendo muitas vezes inadequadas ou incompatíveis ao meio rural. O autor trata em dois pontos essa análise historiográfica, dando uma contextualização da sociedade portuguesa em nível político, económico e de assistência social, antes e depois do Estado Novo, e, por fim, faz uma visão crítica da realidade educativa e do ensino nesse período histórico até a revolução de 1974.