Repository logo
 
Publication

Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco

dc.contributor.authorSilveira, Paulo
dc.contributor.authorGalindo-Villardón, María Purificación
dc.contributor.authorVicente Galindo, María Purificación
dc.date.accessioned2016-04-18T08:32:27Z
dc.date.available2016-04-18T08:32:27Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO processo Europeu de Convergência do Ensino Superior, determinado pelo processo de Bolonha, coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, focando os seus estudos nas competências que deve ter o recém-formado e potenciando a iniciativa e a aprendizagem autónoma do aluno. Essa mudança de paradigma educacional está ligada a uma mudança metodológica que reforça o papel ativo e o pensamento crítico do aluno. Para adquirir as competências o aluno deve usar o seu ou os seus estilos de aprendizagem predominantes que têm um caráter de predisposição para aprender de determinada forma. Neste sentido, no processo de ensino/aprendizagem, a análise dos estilos de aprendizagem assume um papel fundamental para saber como aprendem os alunos. Este estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É parte de uma tese de doutoramento em Estatística Multivariante Aplicada desenvolvida na Universidade de Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados que envolvem estruturas complexas de Covariação/Interação, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Para recolher a informação foi utilizado o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado por Alonso e Honey em 1995).pt_PT
dc.description.abstractAbstract The European Convergence Process in Higher Education, given by the Bologna process, puts the student as the core of the teaching-learning process, focusing his studies on skills that must have recently graduated, fostering initiative and independent student learning. This shift in educational paradigm is linked to a methodological change that strengthens critical thinking and active role of the student. To acquire skills, students should use their predominant learning styles that represent a pre-disposition to learn in a certain way. In this sense, in the teaching / learning process, analysis of learning styles plays a key role on how students learn. This study was designed to assess the learning styles of students from six schools of higher education in the Polytechnic Institute of Castelo Branco. It is part of a doctoral thesis in Applied Multivariate Statistics developed at the University of Salamanca (Silveira, P., Villardón, MP, Galindo, MP, 2013). The aim is also to highlight the role of factorial multivariate methods in data analysis involving complex covariance/ interaction structures, with particular emphasis on Biplot methods that have never been used in this context. Was used the CHAEA questionnaire (Questionnaire Honey-Alonso Learning Styles created by Alonso and Honey in 1995) to collect information.pt_PT
dc.identifier.citationSILVEIRA, Paulo. [et. al.] (2014) – Caracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Branco. In III Conferência Internacional, Leiria, 9-10 de maio- Investigação e práticas em contextos de educação. Leiria : ESECS. p. 229-237.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97836-7-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4290
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectCHAEApt_PT
dc.subjectHJ-Biplotpt_PT
dc.subjectLearning stylespt_PT
dc.subjectCHAEApt_PT
dc.subjectHJ-Biplotpt_PT
dc.titleCaracterização multivariante dos estilos de aprendizagem dos estudantes do Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiria (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage237pt_PT
oaire.citation.startPage229pt_PT
oaire.citation.titleIII Conferência Internacional Investigação e Práticas em Contextos de Educaçãopt_PT
person.familyNameSilveira
person.givenNamePaulo
person.identifier1527330
person.identifier.ciencia-id971D-D0D2-20AD
person.identifier.orcid0000-0003-4552-2323
person.identifier.scopus-author-id57203914599
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
caracterizacao_multivariante.pdf
Size:
703.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: