Repository logo
 
Publication

Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo

dc.contributor.authorMarques, Vera
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2010-11-11T15:46:48Z
dc.date.available2010-11-11T15:46:48Z
dc.date.issued2009-09
dc.description.abstractVários autores têm defendido que a Educação em Ciências deve alfabetizar cientificamente os jovens para que estes possam compreender os problemas/desafios que a humanidade enfrenta e tomem decisões fundamentadas e responsáveis a fim de responder aos mesmos. A inovadora perspectiva de Ensino por Pesquisa articula-se perfeitamente com o sentido actual da Educação em Ciências, opondo-se a um ensino tradicional baseado na mera exposição e memorização de conceitos e teorias, e propondo uma educação científica que se interesse por questões éticas e que aborde, de forma interdisciplinar, problemáticas actuais, de cariz CTS. A fome no mundo foi a problemática que abordámos num trabalho de investigação que agora apresentamos. É certo que os avanços da ciência e da tecnologia podem permitir e mesmo conduzir a que as desigualdades mundiais e a fome aumentem, mas não é menos verdade que o conhecimento científico-tecnológico é uma dimensão imprescindível para que possamos compreender a problemática da fome no mundo, uma vez que atravessa os diversos aspectos que com ela se relacionam, como a alimentação, as consequências, as causas, mas também as possíveis soluções para esse flagelo. Depois de identificarmos os saberes prévios de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, concebemos, implementámos e avaliámos uma Proposta Didáctica sobre a problemática em causa, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de conhecimentos, mas também de capacidades, atitudes e valores, nos alunos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia; Centro de investigação didáctica e tecnologia na formação de formadores; Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Castelo Branco.por
dc.identifier.citationMARQUES, Vera ; PAIXÂO, Fátima (2009) - Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º CEB sobre a fome no mundo. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 410-418por
dc.identifier.isbn978-989-95831-2-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/431
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Brancopor
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectPerspectiva de ensino por pesquisapor
dc.subjectFome no mundopor
dc.subjectRecursos didácticospor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.titleConcepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage418por
oaire.citation.startPage410por
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SC7_3_Comunic_410-418.pdf
Size:
59.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: