Publication
Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo
dc.contributor.author | Marques, Vera | |
dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
dc.date.accessioned | 2010-11-11T15:46:48Z | |
dc.date.available | 2010-11-11T15:46:48Z | |
dc.date.issued | 2009-09 | |
dc.description.abstract | Vários autores têm defendido que a Educação em Ciências deve alfabetizar cientificamente os jovens para que estes possam compreender os problemas/desafios que a humanidade enfrenta e tomem decisões fundamentadas e responsáveis a fim de responder aos mesmos. A inovadora perspectiva de Ensino por Pesquisa articula-se perfeitamente com o sentido actual da Educação em Ciências, opondo-se a um ensino tradicional baseado na mera exposição e memorização de conceitos e teorias, e propondo uma educação científica que se interesse por questões éticas e que aborde, de forma interdisciplinar, problemáticas actuais, de cariz CTS. A fome no mundo foi a problemática que abordámos num trabalho de investigação que agora apresentamos. É certo que os avanços da ciência e da tecnologia podem permitir e mesmo conduzir a que as desigualdades mundiais e a fome aumentem, mas não é menos verdade que o conhecimento científico-tecnológico é uma dimensão imprescindível para que possamos compreender a problemática da fome no mundo, uma vez que atravessa os diversos aspectos que com ela se relacionam, como a alimentação, as consequências, as causas, mas também as possíveis soluções para esse flagelo. Depois de identificarmos os saberes prévios de alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, concebemos, implementámos e avaliámos uma Proposta Didáctica sobre a problemática em causa, tendo em vista não apenas o desenvolvimento de conhecimentos, mas também de capacidades, atitudes e valores, nos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia; Centro de investigação didáctica e tecnologia na formação de formadores; Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Castelo Branco. | por |
dc.identifier.citation | MARQUES, Vera ; PAIXÂO, Fátima (2009) - Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º CEB sobre a fome no mundo. In XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 24-26 de Setembro - Educação e Formação : Ciência, Cultura e Cidadania : actas. ISBN 978-989-95831-2-2.Castelo Branco. p. 410-418 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95831-2-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/431 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco | por |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Perspectiva de ensino por pesquisa | por |
dc.subject | Fome no mundo | por |
dc.subject | Recursos didácticos | por |
dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.title | Concepção, implementação e avaliação de uma proposta didáctica para o 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a fome no mundo | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 418 | por |
oaire.citation.startPage | 410 | por |
person.familyName | Paixão | |
person.givenName | Fátima | |
person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |