Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A metodologia do potencial produtivo na gestão integrada do pomar. II - Expressão do potencial produtivo e qualitativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SIMP_Frut_RAMOS2.pdf1003.84 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho estende o uso “metodologia do potencial produtivo”, que se baseia na determinação da carga óptima por ajustamento não linear em função da carga, para avaliar o potencial produtivo e qualitativo do pomar, ou seja, a estimativa da produção (por árvore; por hectare) e da qualidade (teor em açúcares; dureza da polpa) em função da carga, permitindo estimar a produção e a qualidade correspondente à carga óptima para cada situação particular e para um determinado objectivo comercial. O potencial produtivo é influenciado pela densidade e pelo tamanho da árvore. No entanto, enquanto o aumento de densidade aumenta o potencial produtivo do pomar, o aumento do tamanho da árvore apenas aumenta o potencial produtivo da árvore, baixando a produção do pomar.

Description

Trabalho apresentado no 2.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 4 a 5 de Fevereiro de 2010.

Keywords

Pomar Potencial produtivo e qualitativo Densidade Tamanho da árvore Intercepção da luz

Pedagogical Context

Citation

RAMOS, A.S. [et al.] (2010) - A metodologia do potencial produtivo na gestão integrada do pomar. II - Expressão do potencial produtivo e qualitativo. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 2, Castelo Branco, 4-5 de Fevereiro - Actas. Lisboa : APH. p. 16-22. (Actas Portuguesas de Horticultura ; 16). ISBN 978-972-8936-08-2.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Portuguesa de Horticultura

CC License