Repository logo
 
Publication

Entropia do sistema 1: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade

dc.contributor.authorGentil-Homem, Pedro
dc.date.accessioned2022-07-18T10:55:15Z
dc.date.available2022-07-18T10:55:15Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractPerante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer. Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Facing a contextual reading of contemporary society and its structuring events, design teaching needs reflexive and speculative contributions (consequently free), that deal with this “new real world”. The situation compels us to dare transgression and appeal to the role of pure reflection, as well as a conceptual ascendant for the construction of a new pedagogical framework of design teaching. One that allows us to obtain non-immediate results, that is, in a sustained way with a real critical attitude “à la longue”. Thinking, thinking, thinking. We call for the test and proving of new peda-gogical strategies for design teaching that reconciles pure investigation, not engaged with increasingly volatile "markets" or daily “sign of the times”, but developing holistic values as contributes to an emerging new "Hermeneutic Designer”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGENTIL-HOMEM, Pedro (2022) - Entropia do sistema 1: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. Vol. XV, nº 29, p. 97-103.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8026
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHermenêutica do designpt_PT
dc.subjectEnsino do designpt_PT
dc.subjectCrítica do designpt_PT
dc.subjectDidáctica do designpt_PT
dc.subjectPós-verdadept_PT
dc.subjectDesign hermeneuticspt_PT
dc.subjectDesign didacticspt_PT
dc.subjectDesign teachingpt_PT
dc.subjectDesign critiquept_PT
dc.subjectDesign didacticspt_PT
dc.subjectPost-truthpt_PT
dc.titleEntropia do sistema 1: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdadept_PT
dc.title.alternativeSystem entropy1: reflections on design education for a post-truth erapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleConvergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeVol. XV, nº 29pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Entropia do Sistema.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format