Repository logo
 
Publication

Formação de professores do ensino básico : abertura do estágio a contextos não formais de educação

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2014-09-25T08:03:44Z
dc.date.available2014-09-25T08:03:44Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO estágio ocupa um tempo privilegiado na formação dos professores. É nele que se desenvolvem as competências associadas à profissão docente, ou seja, aquelas que lhes serão indispensáveis para potenciarem a formação de cidadãos responsáveis, ativos e implicados na construção de uma sociedade sustentável e democrática. A escola é, com frequência, apontada como um espaço fechado à comunidade e desfasada da realidade social. Contudo, pouco tem sido feito no sentido de evitar essa destoante identidade daquela que se esperaria que fosse uma instituição renovadora e capaz de preparar os jovens para o futuro. Contrariamente ao que nos habituamos a afirmar, os meios urbanos oferecem um património educativo muito rico, fora da escola, do ponto de vista artístico, natural, científico, capaz de proporcionar contextos integradores para as aprendizagens (Paixão, 2006). Naturalmente que, se os estagiários não experienciarem, na prática de ensino, situações de planificação, implementação e avaliação de percursos de ensino e aprendizagem e a construção de recursos didáticos ajustados ao ensino em contextos não formais, fica dificultada a sua ação de futuros professores no sentido da abertura da escola à comunidade e ao meio envolvente. Foi com base nas premissas apresentadas que tomámos como objetivo desenvolver uma estratégia formativa que proporcionasse aos nossos estagiários a oportunidade de se iniciarem no ensino em contextos não formais. Concebemos um projeto de dinamização de um espaço exterior à ESE de Castelo Branco (Horto de Amato Lusitano, em homenagem ao ilustre médico albicastrense renascentista) que permite realizar atividades integradas, que envolvem várias áreas curriculares, e tão diferenciadas como, por exemplo, plantar e semear, preparar mezinhas com plantas da flora de Amato Lusitano ou fazer jogos ao ar livre. Os resultados, ao longo dos últimos três anos têm sido muito positivos (Jorge & Paixão, 2012).por
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2014) - Formação de professores do ensino básico : abertura do estágio a contextos não formais de educação. In QUEIRÓS, Paula [et all], ed. - Formação inicial de professores : reflexão e investigação da prática profissional. Porto : FADEUP. ISBN 978-972-8687-66-3. p. 43-58.por
dc.identifier.isbn978-972-8687-66-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2523
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFADEUP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectContextos não formaispor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleFormação de professores do ensino básico : abertura do estágio a contextos não formais de educaçãopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage58por
oaire.citation.startPage43por
oaire.citation.titleColeção Educarpor
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formação inicial de professores.pdf
Size:
8.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: