Repository logo
 
Publication

Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º grau

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorFernandes, Márcia Andreia Correia
dc.date.accessioned2023-02-10T15:27:20Z
dc.date.available2023-02-10T15:27:20Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente Relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música variante Formação Musical e Classe de Conjunto, desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Dão, situado em Santa Comba Dão. A primeira parte deste Relatório é focada na Prática de Ensino Supervisionada realizada durante o ano letivo 2021/2022, onde foi feita a contextualização da escola, do meio e das turmas de estágio. São apresentadas planificações e reflexões das aulas ao longo do ano letivo das duas turmas de estágio e os respetivos sumários. Na segunda parte, é apresentado um Estudo de Investigação enquadrado na Prática de Ensino Supervisionada com o tema:” Estratégias para a aprendizagem da formação auditiva: um Estudo de caso aplicado a uma turma de 3ºgrau ”. As questões de investigação orientadoras da investigação foram as seguintes: - Por que é que os alunos têm tanta dificuldade de escrever aquilo que ouvem? - Que estratégias podemos utilizar para melhorar as competências dos alunos na realização dos ditados melódicos? A investigação baseou-se, na aplicação de estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos na realização dos ditados melódicos. Para analisar os resultados, criaram-se os seguintes instrumentos de recolha de informação: Grelhas de observação, um inquérito por questionário aos alunos após a implementação das estratégias, dois testes de avaliação (um aplicado antes e outro aplicado depois da implementação das estratégias). Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, ao tipo de estratégias aplicadas, principalmente com foco nos jogos musicais, sendo um fator de motivação para o estudo e aprendizagem da Formação Musical É importante salientar que, a longo prazo, seria necessário realizar uma maior investigação, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Teaching Practice of the Master's Degree in Music Education - Music Training and Ensemble Class, developed in the Conservatory of Music and Arts of Ensemble Class , developed in the Conservatory of Music and Arts of Dão, located in Santa Comba Dão. The first part of this report is focused on the Supervised Teaching Practice carried out during the school year 2021/2022, where the contextualization of the school, the environment and the internship classes was made. The reflections of the lessons throughout the school year of the two internship classes and their summaries are presented. In the second part, we present a Research Study framed within the Supervised Teaching Supervised Teaching Practice with focus on the topic: "Strategies for learning auditory training: a case study applied to a 3rd grade class". The research questions that guided the investigation were the following: - Why do students have such difficulty writing what they hear? - What strategies can we use to improve students' skills in performing melodic dictation? The research was based, on the application of pedagogical strategies to improve the students' performance in performing the melodic dictations. To analyze the results, the following instruments were used to collect information: observation grids, a questionnaire survey to the students after the implementation of the strategies, two evaluation tests (one applied before and one applied after the implementation of the strategies). The results point to a positive response from the students to the type of strategies applied, mainly focusing on musical games, being a motivating factor for the study and learning of Music Education. It is important to point out that, in the long term, further research would be necessary, for a better development of these ideas and consolidation of the conclusions drawn.pt_PT
dc.identifier.tid203220650
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8306
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectDitado melódicopt_PT
dc.subjectFormação auditivapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectMelodic dictationpt_PT
dc.subjectMusical trainingpt_PT
dc.subjectAuditory trainingpt_PT
dc.titleEstratégias para a aprendizagem da formação auditiva : um estudo de caso aplicado a uma turma de 3.º graupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Márcia Fernandes(18).pdf
Size:
8.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: