Repository logo
 
Publication

Análise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cycling

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPetrica, João Manuel Patrício Duarte
dc.contributor.authorRodrigues, Tiago André Esteves
dc.date.accessioned2017-07-17T10:42:54Z
dc.date.available2017-07-17T10:42:54Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física.pt_PT
dc.description.abstractCom a realização do presente estudo pretende-se analisar os comportamentos observados de condução de sessão e, especificamente da instrução, em duas modalidades de grupo de fitness diferentes, nomeadamente Body Pump® e Indoor Cycling, e desta forma, conseguir formar um perfil de comportamentos dos instrutores das respetivas aulas. A amostra deste estudo é constituída por 4 instrutores de Body Pump® e 4 de Indoor Cycling, sendo que, foi observada uma aula de cada um dos instrutores das respetivas modalidades. Observaram-se e analisaram-se os comportamentos pedagógicos através do visionamento das filmagens das aulas, com auxílio de 2 sistemas de observação: um sistema de análise sequencial e um plano de observação multidimensional. O primeiro para conhecer os comportamentos utilizados pelos instrutores (PROF./ULg adaptado por Petrica 1997, 2003) para conduzirem as suas aulas, composto por 6 dimensões. O segundo para analisar, mais aprofundadamente, a instrução – análise multidimensional da instrução, proveniente de uma junção de várias dimensões de 3 sistemas de observação diferentes provenientes do ensino (Carreiro da Costa, 1988; Sena Lino, 1998; Petrica, 1997, 2003). Estudaram-se, desta forma, os seguintes comportamentos de condução de sessão: Instrução, Observação, Organização, Afetividade, Interações Verbais e Outros Comportamentos. Por outro lado, as dimensões utilizadas no Sistema de Observação Multidimensional da Instrução foram: Objetivo, Tipo, Finalidade, Forma e Direção. Relativamente aos resultados, obtiveram-se diferenças significativas nos comportamentos: Organização (respetivamente à sua duração nas aulas) e Afetividade e Organização (respetivamente à sua frequência nas aulas). Porém, na análise multidimensional da Instrução não foram verificadas diferenças significativas em nenhuma categoria, contudo com médias percentuais de duração e frequência diferentes em muitas dimensões.pt_PT
dc.description.abstractWith the accomplishment of the present study we intend to analyze the behaviors observed of conduction of session and, specifically of the instruction, in two modalities of different fitness group, namely, Body Pump® and Indoor Cycling, and in this way, to be able to form a profile of behaviors of the instructors in their classes. The sample of this study consists of 4 instructors of Body Pump® and 4 of Indoor Cycling who were observed to class of each one of the instructors of the respective modalities. The pedagogical behaviors were observed and analyzed through the visualization of the filming of the classes, with the help of 2 observation systems: 1 sequential analysis system and 1 multidimensional observation plane. The first one to know the behaviors used by instructors (PROF./ULg adapted by Petrica 1997, 2003) to conduct their classes, composed of 6 dimensions. The last one to analyze, more in depth, the instruction - multidimensional analysis of the instruction, coming from the junction of several dimensions of 3 different systems of observation coming from the teaching (Carreiro da Costa, 1988; Petrica, 1997, 2003). The following behaviors of conduction of session were studied: Instruction, Observation, Organization, Affectivity, Verbal Interactions and Other Behaviors. On the other hand, the dimensions used in the Multidimensional Observation System of Instruction were: Objective, Type, Purpose, Form and Direction. Regarding the results, there were significant differences in behaviors: Organization (as regards their duration in class) and Affectivity and Organization (in relation to their attendance in class). However, in the multidimensional analysis of the Instruction, no significant differences were found in any category, however with different percentage averages of duration and frequency in many dimensions.pt_PT
dc.identifier.tid201718502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5589
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFitnesspt_PT
dc.subjectComportamentopt_PT
dc.subjectInstrutorespt_PT
dc.subjectComportamento pedagógicopt_PT
dc.subjectFitnesspt_PT
dc.subjectBehaviorpt_PT
dc.subjectInstructorspt_PT
dc.subjectPedagogical behaviorpt_PT
dc.titleAnálise dos comportamentos de condução de sessão e instrução em instrutores de BodyPump® e Indoor Cyclingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre em Atividade Físicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Mestrado Tiago Rodrigues 2017_.pdf
Size:
2.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: