Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Polifenóis e tocoferóis em azeites monovarietais

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
APH5.pdf104.48 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Este trabalho tem por objectivo o estudo dos polifenóis totais, orto-difenóis e tocoferóis nos azeites monovarietais mais representativos da parte sul do distrito de Castelo Branco: ‘Galega’, ‘Bical’ e ‘Cordovil’. O estudo incidiu em azeites extraídos em sistema Oliomio 50, provenientes de árvores das três cultivares localizadas nos concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Os resultados revelam que os azeites ‘Bical’ e ‘Cordovil’ apresentam os valores médios mais altos de polifenóis totais bem como de orto-difenóis. Os azeites ‘Galega’ e ‘Bical’ apresentaram teores médios de a-tocoferol muito semelhantes e mais elevados relativamente aos valores médios dos azeites ‘Cordovil’.

Descrição

Comunicação apresentada no III Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 29 a 31 de Outubro de 2003.

Palavras-chave

Anti-oxidantes Galega Bical Cordovil Azeite Dieta mediterrânica

Contexto Educativo

Citação

GOUVEIA, C. [et al.] (2009) - Polifenóis e tocoferóis em azeites monovarietais. In Simpósio Nacional de Olicvicultura, 3, Castelo Branco, 29 a 31 de Outubro de 2003 - Actas Portuguesas de Horticultura ; 13. Castelo Branco : IPCB. ESA : APH. ISBN 978-972-8936-05-1. p. 209-214.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

IPCB. Escola Superior Agrária e Associação Portuguesa de Horticultura

Licença CC