Repository logo
 
Publication

A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Rita Pinheiro
dc.date.accessioned2022-04-28T16:23:44Z
dc.date.available2022-04-28T16:23:44Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2022
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio divide-se em duas partes principais. A primeira parte visa apresentar os conteúdos relativos à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2020/2021, no Conservatório de Música de Seia, assim como a descrição dos procedimentos adotados por conta da pandemia resultante da COVID-19. A segunda parte do trabalho expõe o projeto de investigação, cujo tema é “A organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinete”. Este integra uma vertente teórica, onde se explicam conceitos como a motivação, autoeficácia, autorregulação e a sua influência no estudo, assim como apresenta e analisa os resultados de um questionário feito a estudantes e profissionais de música, mais concretamente de clarinete, sobre o impacto destes aspetos na sua prática instrumental regular. Considerando as fontes consultadas ao longo da elaboração deste relatório e os estudos relacionados com o tema, a motivação é um fator profundamente relevante no estudo de música, encontrando-se interrelacionado com aspetos como a autodeterminação, autorregulação e autoeficácia. Uma vez que uma parte da aprendizagem musical é feita com a orientação de professores, mas a maior parte dela depende do que é feito pelos alunos – tendo por base essa orientação, mas sozinhos -, revelou-se pertinente abordar os motivos pelos quais os instrumentistas organizam o seu estudo, e de que forma o fazem, que estratégias e ferramentas são utilizadas para que este seja eficaz, produtivo, mas também um agente promotor constante de motivação, capaz de incentivar uma busca contínua pela excelência. É também abordada a influência dos professores relativamente à organização do estudo, quer do ponto de vista dos mesmos, quer dos alunos. Os resultados do questionário elaborado corroboram a pesquisa bibliográfica, apresentando a organização do estudo como um fator motivador para a aprendizagem do clarinete, estando também relacionada com maior eficácia na aprendizagem. Para o sucesso desta abordagem, é necessária motivação intrínseca e autorregulação, para poder estabelecer metas claras e objetivas em relação ao estudo instrumental. É também fundamental escolher estratégias e ferramentas que promovam uma maior compreensão dos conteúdos e, ao mesmo tempo, evitem a frustração, bem como é indispensável aprender a gerir o tempo, contando não só com o tempo de estudo em si, mas também com as pausas indispensáveis ao bem-estar físico e mental.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This internship report is divided into two main parts. The first part aims to present the contents related to the Supervised Teaching Practice, held in the 2020/2021 school year, at Conservatório de Música de Seia (Portugal), as well as a description of the procedures adopted on account of the pandemic resulting from COVID-19. The second part of the work presents the research project, whose theme is “The organization of the study as a motivational tool in clarinet learning”. It integrates a theoretical aspect, which explains concepts such as motivation, self-efficacy, self-regulation, as well as their influence on the study. It also presents the results of a questionnaire directed to clarinet students and professionals, which evaluated the impact of the aspects mentioned above in their regular instrumental practice. Considering the sources consulted throughout the preparation of this report and the studies related to the topic, motivation is a deeply relevant factor in the study of music, being interrelated with aspects such as self-determination, self-regulation, and self-efficacy. Since a part of musical learning is done with the guidance of teachers, but most of it depends on what is done by the students - based on this guidance, but alone -, it was proved pertinent to address the reasons why musicians organize their study, and how they do it, what strategies and tools are used so that it is effective, productive, but also a constant promoter of motivation, capable of encouraging a continuous search for excellence. The influence of teachers regarding the organization of the study is also addressed, both from their point of view and from the students' point of view.The results of the elaborated questionnaire corroborate the bibliographical research, showing the organization of the study as a motivating factor for the learning of the clarinet, being also related to greater effectiveness in learning. For the success of this approach, intrinsic motivation and self-regulation are necessary to establish clear objectives related to instrumental study, as well as strategies and tools that promote a greater understanding of the contents and, at the same time, avoid frustration. It is also essential to learn to manage time, relying not only on the study time itself, but also on the breaks that are essential for physical and mental well-being.pt_PT
dc.identifier.tid203005627
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7967
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem do clarinetept_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectOrganização do estudo.pt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectClarinet learningpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectStudy organizationpt_PT
dc.titleA organização do estudo como ferramenta motivacional na aprendizagem do clarinetept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Almeida(19).pdf
Size:
12.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format