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A práxia global e fina numa criança com espetro de autismo

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo
dc.date.accessioned2017-07-20T10:50:51Z
dc.date.available2017-07-20T10:50:51Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractAs crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) podem aprender a utilizar o seu corpo do mesmo modo que uma criança sem qualquer problema, apenas têm mais dificuldades em processar a informação e necessitam que os professores repitam comportamentos e estruturas. A dificuldade de socialização pode provocar um atraso no desenvolvimento psicomotor. Por sua vez, as atividades físicas são promotoras de uma boa saúde e bem-estar da criança com PEA e a sua motricidade pode vir a desenvolver-se de modo a conseguir uma envolvência com o corpo (consigo próprio) e com o espaço (meio envolvente). Objetivo: o presente trabalho centra-se na observação dos efeitos da atividade física adaptada nos fatores psicomotores Práxia Global e Práxia Fina de uma criança com espectro do autismo, a frequentar o jardim de Infância. Métodos: aplicou-se a bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, traçou-se o perfil psicomotor da criança e seguidamente extraíram-se os resultados relativos a estes dois fatores, por serem os mais fracos, e, concebeu-se e aplicou-se um plano de atividades físicas adaptadas. No final do programa voltou-se a aplicar a bateria psicomotora. Resultados: da análise á primeira aplicação da BPM os fatores com pior perfil foram os das Práxias, tanto Global (1,3 - Fraco) como Fina (1 - Fraco), em que os resultados revelam uma realização imperfeita, incompleta e descoordenada em quase todos os subfactores. O plano de atividades físicas adaptadas foi elaborado tendo em vista sobretudo estes fatores (não descurando os outros) com vista a melhorar o desempenho da criança fazendo-a evoluir nas suas competências psicomotoras ao nível das Práxias. O plano foi aplicado durante 7 meses, com 3 sessões por semana de 40 minutos. Por fim, voltou-se a aplicar a BPM, cujos resultados apresentam melhorias evidentes nos diferentes subfactores da Práxia Global obtendo assim um valor considerado bom, com realização controlada e adequada (3,2 - bom). Apesar da Práxia Fina continuar a apresentar melhorias pouco evidentes (1,4 - Fraco), um dos subfactores –Tamborilar – evoluiu bastante, mas mesmo assim é o fator psicomotor com mais dificuldades de realização para a criança. Conclusão: constatamos que o plano de atividades físicas adaptadas produziu efeito positivo no perfil das Práxias desta criança, uma vez que o seu perfil evoluiu mostrando em alguns subfactores um excelente índice de disponibilidade motora.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMESQUITA, Helena [et al.] (2017) - A práxia global e fina numa criança com espetro de autismo. In XIII SIEFLAS – Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Guarda, 10-12 de julho.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5593
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEspetro do Autismopt_PT
dc.subjectPráxia Globalpt_PT
dc.subjectPráxia Finapt_PT
dc.titleA práxia global e fina numa criança com espetro de autismopt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuardapt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.familyNameSerrano
person.familyNameHONÓRIO
person.familyNameSilva Batista
person.givenNameMaria Helena
person.givenNameJoão
person.givenNameSAMUEL
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