Repository logo
 
Publication

Contribuição para o conhecimento dos hábitos de impressão dos docentes/investigadores do ensino superior

dc.contributor.authorRodrigues, M.E.P.
dc.contributor.authorPulgarín Guerrero, Antonio
dc.contributor.authorPérez Pulido, Margarita
dc.contributor.authorRodrigues, A.M.
dc.date.accessioned2015-10-29T15:37:41Z
dc.date.available2015-10-29T15:37:41Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionComunicação apresentada no 12.º Congresso Nacional da BAD.pt_PT
dc.description.abstractO advento da Internet e a evolução dos suportes documentais levou à alteração de comportamentos de pesquisa e impressão de documentos por parte dos docentes/investigadores das instituições de ensino superior (IES). Este estudo decorreu numa IES e pretende ajudar a compreender os hábitos de leitura e impressão de documentos científicos dos seus docentes/investigadores. A recolha de dados fez-se através da distribuição online de um questionário. Obtiveram-se 117 respostas. 100% dos respondentes referiram utilizar a Internet para pesquisar documentos científicos; a maioria dos docentes/investigadores faz leitura de artigos científicos em suporte digital e de livros de texto em suporte papel; não ocorreram diferenças evidentes quanto ao género e faixas etárias; a frequência de impressão concentra-se nos parâmetros Ocasionalmente e Frequentemente; a área das Ciências Sociais e Humanidades recolhe maior número de respostas no parâmetro Frequentemente; a área das Ciências Exatas e Engenharia recolhe maior número de repostas no parâmetro Ocasionalmente. Os resultados obtidos evidenciam uma percentagem elevada de docentes/investigadores a imprimir documentos que recolhe da Internet. O conhecimento dos hábitos de leitura e impressão de documentos pode ajudar à tomada de decisão sobre recursos e suportes de leitura a disponibilizar pelas bibliotecas aos docentes/investigadores das IES.pt_PT
dc.identifier.citationRODRIGUES, M.E.P. [et al.] (2015) - Contribuição para o conhecimento dos hábitos de impressão dos docentes/investigadores do ensino superior. In Congresso Nacional BAD, 12, Évora, 2015 - Ligar, transformar, criar valor : atas. Lisboa : BAD.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3037
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBADpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1327pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectHábitos de impressãopt_PT
dc.subjectSuporte de leiturapt_PT
dc.titleContribuição para o conhecimento dos hábitos de impressão dos docentes/investigadores do ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.title12.º Congresso Nacional BADpt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameRodrigues
person.givenNameM.E.P.
person.givenNameA.M.
person.identifier.ciencia-id2717-72E0-9A01
person.identifier.orcid0000-0001-9842-3412
person.identifier.orcid0000-0002-5862-3898
person.identifier.scopus-author-id56688089900
person.identifier.scopus-author-id55620721900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication789db16f-5360-4102-86bf-e202575bc7e4
relation.isAuthorOfPublicationca25a28d-6d42-4f4a-b22a-8f6852a41294
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryca25a28d-6d42-4f4a-b22a-8f6852a41294

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BAD_12_IMPRESS_1327-3602-1-PB.pdf
Size:
368.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: