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Abstract(s)
O crescente interesse por questões de ordem ética e a atribuição à Escola da responsabilidade de uma formação humana e cívica dos seus alunos, crianças e jovens, torna pertinente uma reflexão sobre a problemática da educação moral.
Neste sentido, procura-se fazer uma abordagem das visões do mundo subjacentes a alguns conceitos de moral e de educação moral, bem como situar as perspectivas psicopedagógicas behaviorista e cognitivista.
Sendo a área dramática o espaço de intervenção em estudo, confrontam-se, igualmente, as concepções de Aristóteles, baseadas no processo de empatia e de catarse, com as teses de Brecht, a fim de se esboçar uma reflexão sobre algumas modalidades de intervenção pedagógica em desenvolvimento moral através do Drama, entendido este na sua tripla dimensão de narrativa, de representação e de interacção social.
Description
Keywords
Drama Desenvolvimento moral Expressão dramática Educação moral Kohlberg
Pedagogical Context
Citation
LEITÃO, Madalena (2004) - Drama e desenvolvimento moral: perspectivas, modalidades e alguns equívocos. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano X, n.º Especial, p. 189-208.
Publisher
Escola Superior de Educação de Castelo Branco
