Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do pensamento crítico no ensino profissional da percussão : proposta de exercício prático

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.advisorBaptista, José Tiago
dc.contributor.authorSilva, José Luís Lima
dc.date.accessioned2022-09-26T15:08:07Z
dc.date.available2022-09-26T15:08:07Z
dc.date.issued2022
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractApesar de não existir uma definição consensual do Pensamento Crítico, podemos defini-lo sumariamente como uma forma superior do pensamento, que integra inúmeras competências e disposições cognitivas: a fundamentação de hipóteses, a capacidade lógica, as habilidades de elucidação e avaliação, a identificação de fontes válidas e confiáveis e a avaliação de valores, convicções e ações. Este trabalho de investigação, Desenvolvimento do Pensamento Crítico no ensino profissional da Percussão – Proposta de exercício prático, visa fomentar o Pensamento Crítico de alunos de Música no contexto ensino-aprendizagem da Percussão, no âmbito de uma Escola Profissional de Música. Visa também observar, analisar e compreender as vantagens da utilização do Pensamento Crítico no referido contexto. É apresentada uma revisão de literatura sobre (i) Breve contextualização da evolução da música do séc. XX e XXI, (ii) Realidade técnica/interpretativa da Percussão, (iii) Pedagogias contemporâneas, (iv) Pensamento Crítico – definição, ensino/desenvolvimento e disposições cognitivas/avaliação, (v) Categorias da exploração instrumental. São descritas metodologias/tarefas propiciadoras do Pensamento Crítico. É ainda proposto um exercício prático-artístico, Exploração instrumental como ferramenta para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, que tem como principal enunciado: tendo como domínio específico a exploração instrumental, como podemos proceder de forma a efetuar uma possível reinterpretação musical de uma obra originalmente escrita para instrumentos de altura definida, utilizando instrumentos de altura indefinida? Os resultados da investigação - embora não generalizáveis para contextos diferentes ou mais abrangentes, em relação ao contexto em que o trabalho se realizou – sugerem que pensar criticamente torne mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem da Percussão.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Although there is no consensual definition of Critical Thinking, we can briefly define it as a superior form of thinking, which integrates numerous cognitive skills and dispositions: a foundation of hypotheses, a logical capacity, such as elucidation and evaluation skills, an identification of valid and effective sources and assessment of values, beliefs, and actions. This research work, Development of Critical Thinking in Professional Percussion Education - Proposal for a practical exercise, aims to promote the Critical Thinking of Music Students in the context teaching-learning of Percussion, within the scope of a Professional School of Music. It also aims to observe, study, and understand the advantages of using Critical Thinking in that context. A literature review is presented on (i) Brief contextualization of the evolution of XX and XXI century music: (ii) Technical/interpretative reality of percussion, (iii) Contemporary pedagogies, (iv) Critical Thinking – definition, teaching/development, and cognitive/assessment dispositions, (v) Categories of instrumental exploration. In this investigation, methodologies/tasks conducive to Critical Thinking are described. A practical-artistic exercise is also proposed, Instrumental exploration as a tool for the development of Critical Thinking, which has as its main question: having instrumental exploration as a specific domain, how can we proceed in order to carry out a possible musical reinterpretation of a work originally written for instruments of defined pitch, using instruments of indefinite pitch? The research results - although not generalizable to different or broader contexts, in relation to the context in which the work was carried out - suggest that thinking critically makes the teaching-learning process of Percussion more efficient.pt_PT
dc.identifier.tid203071069
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8127
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectExploração instrumentalpt_PT
dc.subjectReinterpretação musicalpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.subjectInstrumental explorationpt_PT
dc.subjectMusical reinterpretationpt_PT
dc.titleDesenvolvimento do pensamento crítico no ensino profissional da percussão : proposta de exercício práticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jose Lima Silva(19).pdf
Size:
19.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: