Repository logo
 
Publication

Eu sou arte : o lugar das expressões no desenvolvimento de crianças com NEE : um estudo de caso com crianças com PEA

dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.authorBarata, Vanessa Miguel Xavier
dc.date.accessioned2014-09-15T14:38:04Z
dc.date.available2014-09-15T14:38:04Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractAs expressões assumem um lugar de destaque no desenvolvimento das crianças com NEE e, particularmente, nas crianças com PEA. As PEA constituem um distúrbio do neurodesenvolvimento o qual, dada a sua especificidade, apresenta uma diversidade de défices, podendo estes, no entanto, e de acordo com o pressuposto do qual partimos para a realização do presente estudo, ser minimizados através do contributo da expressão plástica. A expressão plástica, inserida nos conceitos da educação pela arte, é uma metodologia a qual, através do seu potencial, pode permitir o desenvolvimento das crianças, promovendo o seu envolvimento e desempenho, nomeadamente na área da imaginação e da função simbólica. Este trabalho de projeto caracteriza-se por ser um estudo de caso, intervindo com crianças com PEA numa UEE. Pretendeu-se procurar respostas sobre como uma intervenção assente nos princípios da expressão plástica poderia potenciar o desenvolvimento, o desempenho, o envolvimento e a imaginação das crianças com PEA. Porém, os resultados alcançados não foram ao encontro das expectativas iniciais, colocando, no entanto, questões e problemas que exigiriam novos procedimentos de pesquisa. Refletindo acerca desta investigação, para além dos resultados verificados e do contributo do enquadramento teórico realizado, consideramos que as expressões e, neste caso em concreto a expressão plástica, representam uma mais-valia para o desenvolvimento das crianças com PEA.por
dc.description.abstractExpressions take a prominent place in the development of children with SEN, especially, in cases of ASD. ASD are a neurodevelopmental disorder which given its specificity presents deficit diversity that, according to the presupposition on which we relied to conduct the present study, can be mitigated through plastic expression. Embedded in the concepts of education through arts, plastic expression consists in a method that, through its potential, may enable children's development, by promoting their involvement and performance, particularly in the areas of imagination and symbolic function. This project work consists in a case study, intervening in a TEACCH classroom with children with ASD. It intended to look for answers about how could an intervention based on plastic expression principles, enhance development, performance, involvement and imagination of children with ASD. However, the obtained results didn't meet the initial expectations, setting nevertheless, questions and problems that tend to demand new research procedures. Reflecting on the performed research, trying to reach out beyond the obtained results and the conducted theoretical framing, we think that expressions, and in this particular case, plastic expression, represent an added value to the development of children with ASD.por
dc.identifier.tid201129825
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2497
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiais (NEE)por
dc.subjectPerturbações do Espectro do Autismo (PEA)por
dc.subjectEducação pela artepor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectEnvolvimentopor
dc.subjectSpecial Educational Needs (SEN)por
dc.subjectAutism Spectrum Disorders (ASD)por
dc.subjectEducation through artspor
dc.subjectPlastic expressionpor
dc.subjectInvolvementpor
dc.titleEu sou arte : o lugar das expressões no desenvolvimento de crianças com NEE : um estudo de caso com crianças com PEApor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Especialpor
thesis.degree.levelMestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motorpor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motorpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese ccapa.pdf
Size:
14.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: