Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
613.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo valoriza a triplica relação entre ‘social-educativo-cultural’, no contexto comunitário, que conflui numa pedagogia do encontro e da convivência, na pretensão duma comunidade de todos e para todas as gerações. A argumentação, de teor hermenêutica, trata das seguintes questões: pedagogia ‘do’ e ‘para’ o encontro, inserida no âmbito das ciências da educação; o ‘encontro’ relacional e comunicacional, no campo da pedagogia da convivência comunitária e da pedagogia social/educação social. As novas práticas socioeducativas, com enfoque na construção social do sujeito crítico e criativo, proporcionam interações sistémicas e de intensa dinâmica entre o ‘sujeito-comunidade-conhecimento-convivência’, na apreensão e desenvolvimento de saberes, habilidades, perceções, emoções, troca de experiências e relações, no âmbito da cidade educadora
Description
Keywords
Pedagogia social Aprendizagem não-formal Pedagogia do encontro Baixa densidade Contexto comunitário
Citation
MARTINS, Ernesto (2014) - Pedagogia do ‘social’ no encontro de aprendizagens não formais, em contexto comunitário de ‘baixa densidade’. In XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), Vila Real, 11-13 de setembro - Espaços de investigação reflexão e ação interdisciplinar : atas. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. p. 567-579.
Publisher
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro