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Lumikha - Creating a world while everibody is playing : empreendedorismo social na era digital

dc.contributor.advisorSilva, José Miguel Gago da
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.authorMalheiros, Rodrigo Seoane
dc.date.accessioned2015-09-16T09:21:34Z
dc.date.available2015-09-16T09:21:34Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.pt_PT
dc.description.abstractO empreendedorismo social é um tema embrionário nas ciências sociais e advém de uma associação entre o tradicional tema do empreendedorismo e o recente tema das empresas sociais, emergente no quadro dos problemas sócio-econômicos, organizações que surgiram nos últimos 30 anos, em resposta aos graves problemas de exclusão social e desemprego. Essas empresas tem se organizado segundo lógicas empresariais e inscrevem suas atividades no mercado embora prossigam finalidades sociais de interesse geral e não o interesse privado lucrativo. Por outro lado este projeto é uma investigação sobre marcas e como estas estão se individualizando para atender com ainda mais customização aquele consumidor que quer ser único e ter um produto diferenciado de sua marca preferida. Nesse contexto surgiu a expressão “customização em massa” primeiramente citada por Joseph Pine(1999), que a definiu como desenvolver, produzir, comercializar e entregar produtos e serviços a preço razoável com suficiente variedade e personalização para que quase todos encontrem exatamente o que querem. Unir essa nova necessidade das marcas aos novos modelos de negócio como o crowdfunding ou investimento coletivo é o contexto para a realização deste projeto que pode ser dividido em duas partes. O primeiro consiste em investigar esse novo universo da economia criativa e com foco no digital e com grande iteração social, abordando conceitos recentes como a customização de massa, o marketing one-one e o design thinking para o estabelecimento de uma marca de sucesso. E o segundo passo do projeto consiste na criação da marca e identidade corporativa para a Lumikha essa nova empresa de caráter social que pretende utilizar uma plataforma de crowdfunding com foco em ideias sociais como vitrine e que serão apoiados através de jogos online para dispositivos móveis como smartphones e Tablets. Alguns aspectos de design serão os estudados para realização desse projeto. Uma análise de casos de empresas que utilizam a customização de massas e empresas sociais, seguido de um estudo em processos de design thinking e design de serviços centrados no utilizador de onde será extraído os conceitos base na criação do modelo de negócios e da comunicação da empresa, e finalmente os resultados serão colocados para avaliação através de pesquisas com o público alvo para dimensionar o valor dessa empresa para a sociedade e o contributo desta investigação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Social entrepreneurship is a brand new topic in social sciences and stems from an association between the traditional theme of entrepreneurship and the latest issue about social enterprises, which emerges within the organizations that emerged in the last 30 years, in response to the serious problems of social exclusion and unemployment. These companies have been organized according to the logic and business activities fall in the market while pursuing objectives of general interest and not the interests of private profit. On the other hand this is a research project about brands and how they are becoming individualized to meet with even more customization that consumers who want to be uniques and have a differentiated product for their favorite brand. In this context emerged the term “mass customization” first mentioned by Joseph Pine(1999), who defined it as develop, produce, market and deliver products and services at a reasonable price with enough variety and customization that nearly everyone finds exactly what they want. Joining this new need for brands to the new business model that is crowdfunding or collective investment is the context for the realization of this project which can be divided into two parts. The first is to explore this new world of creative economy focused on digital and with large social interaction, covering recent concepts such as mass customization, marketing one-one and design thinking to establish a successful brand. The second step is the creation of the brand and corporate identity for Lumikha this new social company which want to use a crowdfunding platform focused on social ideas as a showcase to be supported through games for mobile devices such as smartphones and tablets. Some design aspects will be studied for this project accomplishment. An analysis of companies cases using mass customization and social enterprises, followed by a study of processes of design thinking and user centered services where we will extract the basis concepts to create the business model and enterprise communication, and finally the results are placed for evaluation through research with the target audience to gauge the value of this company to society and the contribution of this research.pt_PT
dc.identifier.tid201064324
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2970
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrowdfundingpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectDesign thinkingpt_PT
dc.subjectCustomização em massapt_PT
dc.subjectMarketing one to onept_PT
dc.titleLumikha - Creating a world while everibody is playing : empreendedorismo social na era digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

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