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Recetividade às práticas de diagnóstico na introdução ao projeto de design de comunicação

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Abstract(s)

Esta dissertação foi conduzida com a intenção de averiguar o interesse, junto dos profissionais da área, sobre a discussão de práticas de sistematização de análises introdutórias na introdução de um projeto de Design de comunicação. A discussão permitiu gerar um contributo no reconhecimento das práticas existentes - delimitadas no espaço e tempo - na abordagem ao início do projeto em contexto profissional. No decorrer da investigação, aplicou-se a metodologia quasi-experimental mista por se referir a um método experimental de análise e interpretação de informação. A recolha e análise dessa informação foi conduzida numa abordagem qualitativa fenomenológica, com o intuito de estudar um “fenómeno” particular na gestão de projeto de Design de comunicação. A aplicação do método investigativo, conduziu o estudo à revisão de literatura, preparação para a recolha de dados, processamento dos resultados, discussão e conclusões. A investigação mostrou existir, na maioria dos entrevistados, um interesse por práticas de sistematização com a salvaguarda de que essa não impeça ou obstrua a riqueza do trabalho produzido. Transpareceu ainda não existir uma visão clara sobre o significado de “diagnóstico”, tendo cada entrevistado, apontado a sua interpretação. A maioria das empresas, que colaboraram neste estudo, demonstrou interesse em discutir modelos de sistematização que possam conduzir a um maior esclarecimento das práticas de condução de projeto, particularmente, por considerarem que as práticas diárias e rotinas estabelecidas, dificultam a inserção de novos membros nas equipas de trabalho.
Abstract : This dissertation was conducted with the intention of ascertaining the interest, from the professionals of the area, in the discussion of practices of systematization of initial analysis in the introduction of a project of communication Design. The analysis allowed to generate a contribution in recognition of the existing practices - delimited in space and time - in the approach to the beginning of the project in professional context. The research used a mixed quasi-experimental methodology related to the experimental method of analysis and interpretation of information. The collection and analysis of this information involved a phenomenological qualitative approach, with the purpose of studying a particular "phenomenon" in the scope of a Communication Design project. The application of the investigative method led the study to the literature review, preparation for data collection, processing of results, discussion and conclusions. The research project showed that there is an interest in systematization practices in most of the interviewees, with the safeguard that this does not prevent or obstruct the wealth of the work produced. There was still no clear vision about the meaning of "diagnosis," and each interviewee pointed out their interpretation. Most of the companies, that agreed to collaborate in this study, showed interest in creating systematization models that may lead to greater clarification of project management practices, particularly, because they consider that daily practices and established routines make it difficult to insert new members in the work teams.

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Design de comunicação Diagnóstico Gestão de projeto Contexto Criatividade Communication design Diagnosis Project management Context Creativity

Pedagogical Context

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